Jornal Correio Popular Notícia

RECÉM-NASCIDOS
Lei garante obrigatoriedade do ‘Teste do Pezinho’ em RO

Data da notícia: 2025-01-10 18:33:30
Foto: Daiane Mendonça/Divulgação
Em Rondônia o Teste do Pezinho é oferecido pelo SUS, com cobertura nos 52 municípios do estado

Com o objetivo de garantir o cuidado e a prevenção de doenças nos nascidos no estado, o governo alterou e acrescentou a obrigatoriedade da realização de exames diagnósticos por meio do ‘Teste do Pezinho’ em recém-nascidos, pela Lei n° 5.960, sancionada na quarta-feira (8).
Para o governador em exercício, Sergio Gonçalves (União Brasil), a obrigatoriedade na lei fortalece a equidade no acesso ao exame, garantindo que todas as crianças, independente de sua condição socioeconômica ou local de nascimento, tenham acesso a esse direito básico.


Teste do Pezinho

Em Rondônia, o teste do pezinho é disponibilizado em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com cobertura nas unidades de coleta presentes nos 52 municípios, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Para os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIneo), há equipes qualificadas e insumos adequados para garantir a realização do exame dentro do prazo necessário.


Doenças detectadas

O Teste do Pezinho, também conhecido como triagem neonatal, é realizado a partir da coleta de gotas de sangue do calcanhar do bebê, entre o 3º e o 5º dia de vida. O teste permite identificar doenças, ainda nos primeiros dias de vida, o que é fundamental para iniciar tratamentos precoces e prevenir complicações graves.


No estado, as doenças que são triadas pelo exame são:

>>Fenilcetonúria (PKU)
>>Hipotireoidismo congênito
>>Doença falciforme e outras hemoglobinopatias
>>Fibrose cística
>>Hiperplasia adrenal congênita
>>Deficiência de biotinidase
>>Oxoplasmose congênita
>>Aminoacidopatias

O titular da Secretaria Estadual da Saúde, Jefferson Rocha, enfatizou que, o teste é uma ferramenta essencial de saúde pública, permitindo que os bebês, caso diagnosticados, recebam tratamento adequado logo nos primeiros dias de vida, aumentando significativamente sua qualidade de vida.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.