Jornal Correio Popular Notícia

PREVENÇÃO
Semusa reforça orientações sobre covid-19

Data da notícia: 2025-01-16 09:35:55
Foto: Assessoria/Divulgação
As UBSs dispõem de vacinas contra gripe, dengue e Covid-19

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Vigilância em Saúde, divulgou orientações à população sobre o aumento nos casos de Covid-19 no município e esclareceu dados relacionados à situação atual. O objetivo é reforçar a transparência e destacar as medidas necessárias para o controle da doença.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Márcia Gisele Peixoto, o aumento recente de casos tem causado preocupação entre os moradores. Ela destacou que essa elevação já era esperada. “Embora o Covid-19 ainda não tenha sido caracterizado como uma doença sazonal, temos observado, desde anos anteriores, que em determinados períodos, como dezembro e janeiro, há uma alta no número de casos. Isso pode estar relacionado às festividades”, explicou.

A enfermeira informou que o aumento começou a ser percebido em novembro. “Quando os casos aumentam, as pessoas procuram mais os serviços de saúde para fazer a testagem. Durante o restante do ano, como o tema fica menos em evidência, a população não busca tanto a testagem, o que reduz os registros. A situação está sob controle”, acrescentou.

O médico da Vigilância Epidemiológica, Hugo Ricardo Lascano Vasquez, reforçou que não há motivo para pânico. “O Covid-19 veio para ficar. É um vírus que estará presente em nossa sociedade daqui para frente. O que estamos vendo agora não é um surto, mas sim um aumento esperado. Precisamos acompanhar e controlar a situação, como temos feito”, afirmou.

Segundo o médico Hugo, todas as unidades de saúde, seguindo orientações da gestão municipal, estão alertando a população. Ele reforçou medidas preventivas simples, como evitar aglomerações, higienizar as mãos e usar máscara em caso de sintomas gripais. “Se alguém apresentar sintomas de gripe, é importante realizar o exame. Se o caso for confirmado, todas as medidas necessárias serão tomadas para o tratamento”, garantiu.

Um dos pontos destacados foi a importância da vacinação. Márcia lembrou que, ao contrário de 2020 e 2021, quando a maioria da população ainda não estava vacinada, hoje grande parte das pessoas já recebeu imunização, o que tem resultado em casos mais leves. “Mesmo quando infectadas, muitas pessoas apresentam apenas sintomas leves devido à vacina”, destacou.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.