Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Prefeitura orienta sobre prevenção de doenças

Data da notícia: 2025-01-21 19:08:52
Foto: Assessoria CCS/Divulgação
As chuvas favorecem o aparecimento de cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos, que procuram locais secos para abrigo

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pela Gerência de Vigilância em Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), orienta a população a adotar medidas preventivas neste período chuvoso devido ao aumento doenças e acidentes. A pasta direciona especialmente ao aumento do número de casos de leptospirose e acidentes causados por animais peçonhentos.

Segundo a médica veterinária da UVZ, Thalia Domingos de Pinho, as chuvas favorecem o aparecimento de cobras, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, que por procurarem locais secos para abrigarem, acabam sendo encontrados no interior das residências. Além dos acidentes ela destacou que com o alagamento em algumas áreas do município, pelo aumento do nível do rio Machado [10,53], a preocupação é com o maior risco da leptospirose.

“Limpe os ambientes domésticos com água e sabão, complementando a desinfecção com uma solução de água sanitária (200 ml para cada 4 litros de água). Deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar. É bom evitar que crianças entrem em contato com água de enchente. E sempre lavar bem os alimentos antes de consumi-los e armazená-los em recipientes fechados e locais elevados”, aconselhou Thalia Pinho.

A leptospirose é uma doença grave causada por bactérias presentes na urina de animais, especialmente ratos, além de bovinos, suínos, ovinos e cães. Essas bactérias contaminam a água e o solo, principalmente em situações de enchente. A infecção ocorre quando há contato da pele lesionada, mucosas ou até mesmo pele íntegra com água contaminada por períodos prolongados.

Os sintomas mais comuns incluem febre, mal-estar e dores musculares intensas, especialmente na região das panturrilhas. A doença pode ser tratada com sucesso quando diagnosticada precocemente e tratada adequadamente.

O médico veterinário da UVZ, João Padovani Lima, afirmou que para se proteger recomenda-se utilizar botas impermeáveis e luvas ao entrar em contato com água ou lama de enchentes, e caso não tenha esses itens, improvise com sacolas plásticas para proteger mãos e pés. Ele instruiu que manter a casa e o quintal limpos e organizados é fundamental para prevenir a leptospirose e evitar o abrigo de animais peçonhentos.

“Medidas simples, como evitar o acúmulo de entulho e vedar acessos para roedores, reduzem significativamente os riscos. Adotar essas medidas preventivas é essencial para proteger a saúde e o bem-estar da sua família durante o período chuvoso”, concluiu o médico veterinário.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.