Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Volta às aulas inicia na segunda-feira, 10

Data da notícia: 2025-02-07 19:14:02
Foto: Gabriela Suematsu/CP/Divulgação
Lojas de departamentos oferecem parcelamento em até 10 vezes no crediário

Mais de 8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) voltam às aulas, na segunda-feira (10), em Ji-Paraná. Com a abertura do novo ano letivo, pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes matriculadas nas escolas e creches municipais, buscam opções vantajosas na compra de materiais escolares, uniformes, sapatos e bolsas.

Lojas e comércios oferecem diversas promoções e prazos para aumentar o número de vendas no período e aquecer a economia no começo do ano. Além de papelarias, supermercados, lojas de confecções e departamentos estão com opções de materiais escolares mais baratos e pagamento facilitado para familiares que deixaram para comprar em janeiro e fevereiro.

Segundo a mãe de Miguel (10 anos), Magda Laiz Mizael, a vantagem de adquirir cadernos, bolsas, lápis e demais produtos em janeiro e fevereiro é realmente o parcelamento da compra total e a variedade e novidades de acessórios que as crianças adoram para estudar.

“No fim de ano, é difícil comprar os materiais escolares para as crianças, pois estamos em uma das épocas mais festivas e em que as famílias empenham seu 13º salário para visitar seus parentes, viajar e presentear as pessoas. Quem compra o material escolar do seu filho em dezembro, não aproveita as novidades e não possui essa opção, além do aumento dos preços todos os anos”, salientou.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento dos custos de produtos de papelaria, estimado de 5% a 9% em 2025, é devido à alta do dólar, inflação anual e frete marítimo paras produtos importados. A ABFIAE informou que, em 2024, as famílias gastaram R$ 49,3 bilhões com a aquisição desses materiais no país.

Para a mãe de primeira viagem e iniciando o período escolar de Miguel (2 anos e oito meses), Alessandra Corassari, a lista encaminhada pela escola infantil direciona para materiais mais didáticos e recreativos. Segundo ela, é a primeira experiência e por não ter esperado as promoções e condições de pagamento favoráveis próximo ao início das aulas, acabou pagando mais caro.

Escolas urbanas e rurais

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), 39 instituições educacionais iniciam as atividades na segunda-feira (10). Sendo 26 escolas na área urbana e 9 na área rural, 2 unidades conveniadas [creches Grilo Falante e Cantinho do Céu], 1 centro de autismo e 1 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A Semed ampliou também o número de vagas para o “Maternal II” nas creches Pedro Gonçalves e Felipe Anselmo.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.