Jornal Correio Popular Notícia

MACHADINHO D’ OESTE
Governo realiza entrega de kits para extração de látex

Data da notícia: 2025-02-11 09:34:39
Foto: Adenilson Florentino/Secom/Divulgação
Os kits são compostos por canecas, baldes, bandejas, facas de riscar, seringa, bicas e outros materiais

Para fortalecer a renda das famílias de seringueiros que vivem em reservas extrativistas, o governo estadual realizou, na sexta-feira (7), a entrega de 100 kits de utensílios para a extração de látex. O evento aconteceu no auditório da Associação dos Seringueiros de Machadinho D’ Oeste e contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), além de associações locais e parceiros privados. Os kits, adquiridos com apoio do Projeto Paisagens Sustentáveis (ASL Brasil), são compostos por canecas, baldes, bandejas, facas de riscar, seringa e bicas, materiais essenciais para a atividade.

A iniciativa é para incentivar a retomada da extração sustentável do látex, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades extrativistas para reforçar a importância da preservação ambiental. A ação representa um avanço à valorização da borracha nativa, por oferecer aos seringueiros melhores condições de trabalho e ampliar as oportunidades no mercado, além de garantir renda. Dessa forma, a extração do látex contribui diretamente para a manutenção da floresta em pé, fortalece o compromisso com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais da região.

O presidente da Associação dos Seringueiros de Machadinho (ASM), Ricardo Mendes Teixeira, disse que os kits são essenciais para desenvolver o trabalho. “Esses kits vão abastecer todas as pessoas que estão esperando pelos materiais e a tendência é multiplicar a produção, que hoje está em torno de 40 mil toneladas.”

O seringueiro Sebastião Galdino de Souza, de 77 anos, trabalha com extração de látex desde a infância. Ele afirmou que os equipamentos de trabalho são essenciais. “Antes a gente usava garrafas pets para fazer a boca e realizar a coleta, agora vai facilitar muito o nosso trabalho”, frisou.
A ação representa um avanço para a valorização da borracha nativa.

Conforme o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, a entrega dos materiais reforça o engajamento do estado com o setor extrativista. “A entrega desses kits representa um incentivo à retomada da produção de borracha nativa. Estamos unindo esforços para oferecer melhores condições de trabalho e mais oportunidades aos seringueiros, garantindo que essa atividade continue sendo uma fonte de sustento para muitas famílias”, ressaltou.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.