Jornal Correio Popular Notícia

MONITORAMENTO
Nível do rio Machado sobe e Defesa Civil comunica ‘Alerta Laranja’

Data da notícia: 2025-02-14 09:32:15
Foto: Bruno Perazzoli/CCS /Divulgação
Além do desalojamento, há preocupação com a leptospirose e outras contaminações

Superando o índice registrado, em janeiro, o nível do rio Machado atingiu a cota de 10,59 metros, na quinta-feira (13), e com probabilidade de continuar subindo nas próximas horas. A Prefeitura de Ji-Paraná e a Defesa Civil informaram que diversos pontos da cidade foram afetados pelas enchentes. Foi solicitado que a população redobre os cuidados para não deixar para a última hora a separação de bens pessoais (documentos).

Além do risco de desalojamento, é fundamental estar atento a doenças como leptospirose e à presença de animais peçonhentos, que costumam surgir em áreas alagadas. A Defesa Civil reforçou para as pessoas buscarem abrigo na casa de familiares ou amigos (se necessário), seguir orientações dos órgãos competentes, procurar locais seguros, evitar contato direto com água ou lama da enchente sem proteção, usar botas e luvas impermeáveis ou, se necessário, improvisar com sacolas plásticas.

A Defesa Civil solicitou aos moradores de áreas ribeirinhas que verifiquem roupas, calçados, toalhas e lençóis antes de usá-los, para prevenir acidentes com animais peçonhentos. Outra orientação é para vedação de frestas e buracos em paredes e rodapés para impedir a entrada desses animais em casa, e usar botas e luvas impermeáveis ou, caso seja preciso, improvisar com sacolas plásticas.

A Prefeitura de Ji-Paraná segue monitorando o nível do rio e prestando suporte às famílias atingidas. Diante do momento crítico, todo cuidado é necessário. Acompanhe as atualizações e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos.

Fonte: CCS/Natália Pessoa




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.