Jornal Correio Popular Notícia

EDUCAÇÃO
RO recebe o ‘Selo Ouro’ por excelência na alfabetização

Data da notícia: 2025-02-14 18:38:10
Foto: Sarah Garcia/Secom/Divulgação
Secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, recebeu prêmio em Brasília pela Seduc

O governo de Rondônia recebeu do Ministério da Educação (MEC) o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional com a Alfabetização, concedido pelo reconhecimento aos avanços na política estadual voltada à educação básica. A solenidade ocorreu, na segunda-feira (10), em Brasília.

O reconhecimento público reflete a adoção bem-sucedida de programas e estratégias para os anos iniciais do ensino fundamental, com destaque para o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa Rondônia).

O estado se destacou na avaliação nacional pela capacitação de mais de 2.400 professores, adoção do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), implementado em 2022 e a criação do Prêmio Excelência com Equidade, que destina recursos financeiros a 100 escolas das redes estadual e municipal.

Além disso, houve investimentos contínuos na formação docente e na produção de materiais pedagógicos, fortalecendo a alfabetização na idade certa por meio do Proalfa Rondônia e Programa de Aprimoramento da Política de Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Tribunal de Contas de Rondônia (TCERO).

“O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil, e fortalece uma política inclusiva que beneficia mais de 53 mil alunos. Para 2025 e o próximo ano, projetamos ainda mais avanços”, avaliou a secretária estadual da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini.

A secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, que representou a pasta na cerimônia e recebeu a honraria, comentou sobre a evolução dos índices educacionais. “Saímos de apenas 25% de crianças alfabetizadas e, em dois anos, superamos todas as metas, atingindo 65%. Garantir uma alfabetização sólida impacta todo o percurso escolar e reduz a evasão”, frisou.

A seleção dos estados e municípios premiados seguiu análise rigorosa, conduzida por uma comissão do MEC. Para os estados e o Distrito Federal foram estabelecidos 21 parâmetros, para os municípios foram 20.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.