Jornal Correio Popular Notícia

QUARESMA
Campanha da Fraternidade pede mudança com o meio ambiente

Data da notícia: 2025-03-06 09:31:37
Foto: CNBB/Divulgação
A campanha foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem, Quarta-Feira de Cinzas (5), a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral. Já o lema bíblico escolhido para a campanha e extraído do livro do Genesis é “Deus viu que tudo era muito bom”.

Em nota, a CNBB afirmou que a campanha foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco que, em 2025, completa 10 anos; nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e na 30ª Conferência das Partes (COP30), a ser realizada em novembro em Belém (PA).

“O objetivo geral da campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, informou a entidade.

A CNBB divulgou ainda uma mensagem enviada pelo Papa Francisco em razão da Campanha da Fraternidade 2025. No documento, o pontífice louva o que chama de “esforço em propor o tema da ecologia junto à desejada conversão pessoal a Cristo”.

O Santo Padre chama a atenção da humanidade para a “urgência de uma necessária mudança de atitude” em nossas relações com o meio ambiente e recorda que a atual crise ecológica simboliza um apelo a uma profunda conversão interior.

“O meu predecessor de venerável memória, São João Paulo II, já alertava que era preciso estimular e apoiar a ‘conversão ecológica’, que tornou a humanidade mais sensível ao tema do cuidado com a casa comum”, destacou Francisco.

“Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, concluiu.

Celebrada nacionalmente desde 1964, a campanha da fraternidade, de acordo com a CNBB, é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o período da quaresma, em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.

Fonte: Agência Brasil




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.