Jornal Correio Popular Notícia

ARTIGO
O candidato da Manchúria

Data da notícia: 2025-03-11 09:40:25
Foto:

As ações que o presidente Trump está tomando são de uma absurdez tão grande e incrível que muitos julgam que ele esteja louco ou sofrendo de síndrome de superioridade ilusória no seu grau mais grave, afinal, ele realmente acredita possuir sapiência e inteligência comparável aos gênios da humanidade. A mim, parece-me ser outra situação: ele é o candidato da Manchúria.

O filme “The Manchurian Candidate”, de 1962, é um horror político dirigido por John Frankenheimer e estrelado por Frank Sinatra, Laurence Harvey e Angela Lansbury. A trama gira em torno do soldado norte-americano Raymond Shaw que é capturado durante a Guerra da Coreia e submetido à lavagem cerebral pelos comunistas chineses e russos, que o tornam um assassino implacável sempre que recebe uma ordem através de um jogo de cartas, especificamente a dama de ouros.

Shaw é manipulado pela própria mãe, Eleanor Iselin, uma mulher ambiciosa que conspira para levar seu marido, o senador John Iselin, à presidência dos Estados Unidos. Eleanor usa seu filho como instrumento para seus intentos.

“The Manchurian Candidate” foi um filme inovador, explorando a manipulação mental e as maquinações políticas durante a Guerra Fria, o que tornou o filme um clássico do cinema americano.

Desde que assumiu a presidência, as ações de Donald Trump têm gerado grande impacto na geopolítica do mundo, especialmente em relação à Ucrânia, Rússia, Europa e China. Muitas dessas ações devem beneficiar drasticamente a Rússia e a China, alterando o cenário de poder global.
Trump suspendeu a ajuda militar à Ucrânia após um encontro ofensivo e humilhante para o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. E ainda tentou impor à Ucrânia um acordo para beneficiar empresas americanas na exploração de minerais raros no país como parte do pagamento pela ajuda bélica... Nome bonito para o que na verdade é chantagem de um país em situação de vulnerabilidade.

Se o povo ucraniano não tivesse resistido com uma surpreendente coragem e ferocidade, os exércitos de Putin estariam mirando outro vizinho europeu. A Europa e os Estados Unidos combatem a Rússia por procuração, gastam dinheiro, mas não tem o desconforto das terríveis perdas humanas.

Trump afirmou que a ajuda será retomada quando Zelensky demonstrar boa fé com a paz... Em outras e duras palavras, quando aceitar submeter-se à Rússia, aceitando perder cerca de um quinto do território.

Além disso, Trump anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre o México e o Canadá, além da China, o que gerou apreensão nos mercados financeiros e quedas significativas nas bolsas de valores de vários países.

As tarifas comerciais impostas por Trump também afetarão a Europa e o Brasil. Com a política de reciprocidade, todos os países afetados taxarão os produtos norte-americanos, o que tornará nossos produtos mais competitivos inicialmente, talvez até gerando inflação no Brasil.

Certamente, a China ampliará seu comércio e influência, que já é grande, na África e América do Sul, tomando o lugar que os Estados Unidos têm hoje devido à sua poderosa economia. Efeito Manchúria!

*Mario Eugenio Saturno (fb.com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Fonte: Mario Eugenio Saturno




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.