Jornal Correio Popular Notícia

TURISMO
Setur faz visitas a áreas indígenas para incentivar etnoturismo local

Data da notícia: 2025-03-12 19:07:14
Foto: Leandro Morais/Secom/Divulgação
A iniciativa busca a integração das comunidades ao setor do turismo para gerar renda e a preservar as tradições dos povos

Com o objetivo de promover o turismo de forma sustentável, o governo estadual segue com o “Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia (PVTIR)”. A iniciativa serve para integrar as comunidades nativas ao setor do turismo, com experiências imersivas para visitantes e fortalecer a preservação das tradições.

O titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira, afirmou que “o programa é uma verdadeira oportunidade de desenvolvimento social e econômico, que permitirá que as comunidades preservem as tradições e, ao mesmo tempo, gerem benefícios para a população.”

O PVTIR iniciou com a fase de diagnóstico, que envolve o levantamento sobre o etnoturismo nas comunidades. As equipes verificam a infraestrutura disponível, como a oferta de artesanatos e a estrutura mínima “necessária” para receber turistas de forma organizada e segura.

Nesta etapa, equipes das secretarias estaduais da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) e Superintendência Estadual do Indígena (SI) vão às áreas indígenas para avaliar as condições das comunidades.

A fase inicial do diagnóstico começou nos dias 11 e 12 de março, na comunidade Arara, amanhã (13) e no dia 14, na comunidade Gavião, na Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Ji-Paraná. A visitação ocorrerá em outras localidades nos próximos meses, com o intuito de mapear as condições e as necessidades de cada comunidade.

Depois, o programa seguirá para a segunda etapa, que envolve audiências públicas, mentorias e capacitação das comunidades. A terceira e última fase consistirá na criação de um roteiro etnoturístico, que unirá as comunidades que participam do programa em um circuito sustentável que valoriza a diversidade cultural rondoniense.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.