Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Comissão de Saúde debate criação do PCCR

Data da notícia: 2025-03-14 18:50:13
Foto: Secom/Alero/Divulgação
Membros da CSPAS se reúnem, na terça-feira, 18, para discutir a criação do PCCR exclusivo para médicos

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se reúne, terça-feira (18), para discutir a criação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), específico para médicos da rede pública estadual.

O tema, considerado essencial para conter a evasão de profissionais, será o principal ponto da pauta. No entanto, o deputado Dr. Luís do Hospital (MDB), presidente da CSPAS, ampliará o debate para incluir outras categorias da saúde, para atender reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Rondônia (Sindsaúde).

A proposta de um PCCR exclusivo para médicos ganhou força diante da escassez de profissionais, especialmente, em áreas como neonatologia e cirurgia vascular. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), a baixa atratividade salarial tem agravado o déficit de especialistas.

“Conheço de perto essa realidade e sei os desafios enfrentados. Precisamos corrigir essa distorção e oferecer melhores condições para nossos médicos. O caminho é lutar com corpo, alma e coração para salvar vidas e garantir um atendimento digno à população”, afirmou Luís do Hospital.
A Sesau defende um plano específico para médicos para solucionar a crise na contratação, o Sindsaúde se opõe à separação do PCCR. A presidente do sindicato, Célia Campos, alegou que o atendimento à população depende do trabalho de toda a equipe multiprofissional e que a valorização precisa ser igualitária e justa.

Sensível à demanda, o presidente da CSPAS garantiu que o debate será ampliado para buscar um modelo que contemple todas as categorias sem comprometer a necessidade urgente de atrair médicos para a rede pública. A reunião também contará com a presença do Sindicato Médico de Rondônia (Simero) e dos conselhos regional e federal de Medicina, que apresentarão posicionamentos sobre o tema.

Na última sessão da comissão, realizada na terça-feira (11), o secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, prestou esclarecimentos sobre os desafios da pasta.

Além da valorização dos profissionais da saúde, foram debatidos tema como descentralização da hemodiálise, com ampliação do atendimento a pacientes renais em mais municípios; aquisição de um novo hospital estadual para substituir o João Paulo II e cumprimento das leis estaduais que determinam a mudança dos nomes dos hospitais Cemetron e Cosme e Damião, em homenagem a profissionais da saúde.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.