Jornal Correio Popular Notícia

SABATINA CP
Com o lema ‘Presidente de todos’, Marcelo Lemos promete harmonia e parceria na CMJP

Data da notícia: 2025-03-14 19:09:49
Foto: Márcio Ogidio/CMJP/Divulgação
Vereador Marcelos Lemos presidindo a 1º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ji-Paraná

A Sabatina CP entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Marcelo Lemos (Republicanos). Ele é natural de Maringá (PR), nascido em 20 de fevereiro de 1978, e veio para Rondônia no início dos anos 90. É casado com Paula Cristina e pai de Cauã Felipe e Erik Cunha.


SABATINA CP - Reeleito vereador, como o senhor avalia a gestão anterior e o que espera para 11ª Legislatura em 2025?

Presidente Marcelo Lemos – Ser reeleito foi muito bacana, pois entendo que é uma resposta ao trabalho desempenhado no mandato anterior e que a população gostou. A campanha eleitoral para vereador foi muito difícil, mas satisfatória, e estou grato pelo resultado positivo. Sobre a gestão anterior da Câmara Municipal de Ji-Paraná [2021-2024], tiveram muitos altos e baixos, idas e vindas, e brigas. Foi uma gestão que temos que deixar para trás, mas a gestão de 2025 a 2028 promete muito trabalho, pacificação e espero que todos os vereadores sejam unidos para o bem de Ji-Paraná.


SABATINA CP – Sua gestão está voltada para prover um ambiente harmônico mesmo, e de muito respeito entre todos os vereadores. Muitas pessoas estão avaliando de forma positiva e conciliadora seu mandato. Essa é a intenção?

Presidente Marcelo Lemos – Sim, como eu sempre deixo claro, sou um ‘Presidente de Todos’, que significa parceria, em que todos os vereadores são iguais e que participam das decisões, mesmo eu sendo a última pessoa a dar a palavra. Tenho certeza de que será uma legislatura tranquila nesse biênio [2025-2026], que estarei como presidente. Vamos manter esse foco, pois sem a pacificação e a tranquilidade, não conseguiremos trabalhar. Então, estou dividindo as funções com os outros vereadores e precisamos entender que o debate e as divergências fazem parte. Não podemos confundir o executivo e o legislativo com qualquer questão partidária ou de posição. É esse legado que quero deixar, uma gestão em que todos vão se respeitar e fazer uma política diferente na presidência.


SABATINA CP – Dos novos vereadores eleitos, teve algum que o senhor imaginou que não poderia ter empatia e te surpreendeu com a convivência?

Presidente Marcelo Lemos – Sim, teve e mudou, mudou [risos]. Eu acho que todo cidadão deveria passar por um parlamento. Eu tinha muita divergência com o vereador Wallisson Amaro [Republicanos], e hoje é um parceiro aqui dentro, diferenciado, um homem totalmente diferente da imagem que eu tinha dele e da mesma forma que ele tinha da minha. Na legislatura anterior, foi o vereador Edinho Fidelis [PSD], teve uma situação, e viramos parceiros com a convivência e a proximidade diária de saber o que passa no coração e nas atitudes, e assim você consegue conhecer, realmente, as pessoas.


SABATINA CP – Presidente, com dois mandatos e atuando no terceiro, tem projetos aprovados e que ainda pensa em propor?

Presidente Marcelo Lemos – Eu já tenho um projeto da ‘Guarda Civil Municipal’ aprovado. É um pedido do meu coração, e que será implantado e o atual prefeito validou, e estamos buscando recursos para iniciar e garantir equipamentos, viaturas e promover o concurso desses agentes ou por meio de seletivo. Esse projeto vai abranger as áreas da segurança, vai atender as unidades de saúde do nosso município, praças, creches e escolas. Então, torço para sair o mais rápido possível. Outro projeto é o da ‘Fanfarra Municipal’, também aprovado, e ocorre em parceria com a Fundação Cultural de Ji-Paraná, com recurso já garantido. Outra iniciativa minha é o ‘Farmácias 24 horas’, onde todos os vereadores postam as unidades que estão atendendo, caso alguém precise de um remédio durante a madrugada. E ainda pretendo colocar o ‘Programa meu 1º emprego em ambientes públicos’ que já está sendo finalizado. A nossa bandeira de legislar é fazer o melhor para todos.

SABATINA CP – Ji-Paraná é a segunda maior cidade do estado de Rondônia. Vários projetos de sua autoria, aprovados, atendem demandas da população em diversas áreas críticas. O legislador precisar buscar essas soluções?

Presidente Marcelo Lemos – Sim, eu acho que a segurança é muito importante e, por isso, o projeto da Guarda Civil Municipal vem com esse objetivo. Mas tenho também projetos de escolinhas de futebol que a gente ajuda, e de karatê do sensei Márcio da Impacto e de outros, mas que tem regras e requisitos de ter boas notas e respeitar os pais. Então, temos demandas que buscam atender as prioridades de nossa cidade.


SABATINA CP – Têm pretensões políticas para cargos estaduais e federais?

Presidente Marcelo Lemos – Pois é, fui assessor do vereador Júnior do Postinho, depois fui eleito para meu primeiro mandato, em 2017, reeleito para o segundo, e estou indo para o terceiro com uma votação maior que 2020. Aumentei em 335 votos da última eleição, e hoje estou como presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná. Mas isso é pela maneira e jeito de conduzir e atuar. E sobre projetos futuros, não tem ninguém que não tenha sonhos, mas isso a gente deixa na mão de Deus, e se ele preparar o caminho para crescer, sou grato. A gente tem que glorificar e pedir a Deus sabedoria, na hora certa de procurar um novo caminho. Tenho sonhos e deixo na mão de Deus. Já cheguei à presidência da Câmara, acho que é uma honra, praticamente com unanimidade, apenas um voto contra do vereador Anderson de Mattos (PP), no qual, hoje, estamos caminhando juntos, trabalhando comigo, e política é isso: construção.


SABATINA CP – A Câmara Municipal de Ji-Paraná é uma referência de parlamento no estado de Rondônia?

Presidente Marcelo Lemos – Na verdade, Ji-Paraná é o centro, um exemplo para várias câmaras, e recebemos até o presidente do legislativo do Acre. Para nós, é uma honra, independente do que ocorreu em gestões anteriores. Eu acho que o vereador tem sua função de trabalhar e levar as matérias importantes que sempre beneficiem o município e, com nossa gestão, tenho certeza de que será mais visitada ainda. Temos um projeto de torna a instituição digital e adaptar a esse novo tempo. Estamos trabalhando nossos servidores para colocar o sistema Interlegis.


SABATINA CP – Na sua opinião, como será a parceria entre legislativo e executivo? E o Affonso Cândido será um bom prefeito para Ji-Paraná?

Presidente Marcelo Lemos – Muito tranquila nossa relação com a nova gestão do executivo. O prefeito Affonso [PL] é uma pessoa jovem, tem bons pensamentos, empreendedor e que vem de uma família de empresários, de pessoas que produzem no município. Eu acredito que, no início, tudo é muito complicado. Ele vem sendo habilidoso em conduzir de maneira correta o que acha que tem que agir. O prefeito Affonso não tem desvio de conduta relacionado à qualquer a maneira que não condiz com a realidade do que é correto, e a CMJP está aqui para apoiar, estamos ajudando nessa transição, principalmente, financeira, e a arrecadação do município é muito forte. Os vereadores têm acesso aos deputados e senadores, e eu acredito que não tenha nenhum parlamentar que não irá destinar recursos ao município. E só quem tem a ganhar é a população de Ji-Paraná.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.