Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Prefeitura realiza levantamento de áreas públicas

Data da notícia: 2025-03-18 09:23:18
Foto: Assessoria CCS/Divulgação
O objetivo é atender ao crescimento de alguns bairros como o Colina Park, Araçá, São Bernardo, Jardim Aurélio Bernardi, entre outros

A Prefeitura de Ji-Paraná realiza o levantamento de áreas disponíveis no município, para construção de novas unidades básicas de saúde (UBSs) e escolares. Após o pedido do prefeito Affonso Cândido (PL), ao secretário municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semurfh), Antônio Marcos dos Santos (Fuskão), iniciou visita técnica em espaços públicos com os titulares da Educação (Semed) e Saúde (Semusa), na sexta-feira (14).

A iniciativa é para atender ao crescimento de alguns bairros (Colina Park, Araçá, São Bernardo, Jardim Aurélio Bernardi, Parque Amazonas, Novo Horizonte e os residenciais Açaí e Morar Melhor) e descentralizar os atendimentos, reduzindo a necessidade de longos deslocamentos dos moradores para obter serviços médicos essenciais.

A Semed direcionou o foco do levantamento para o Residencial Morar Melhor, que será inaugurado em dezembro de 2025. Com 1.456 apartamentos e uma população estimada em 3.800 moradores, o conjunto habitacional deve gerar vagas de aproximadamente 1.200 crianças em idade escolar.

Para atender essa demanda, será necessária a construção de duas escolas, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. No entanto, a área destinada para equipamentos públicos comunitários no conjunto habitacional é de 5.800 m², espaço insuficiente para comportar as novas unidades de ensino.

Segundo os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), uma escola com cinco a nove salas de aula requer uma área mínima de 6.400 m² (80 m x 80 m). Dessa forma, a secretária da Semed, Renata Stela Gouveia, solicitou a análise de terrenos adjacentes ao Morar Melhor que possam viabilizar as construções.

A necessidade de novas unidades educacionais não se restringe ao conjunto habitacional. A proposta da prefeitura prevê a construção de uma academia de saúde, próxima às novas escolas, com o objetivo de sediar a Equipe Multiprofissional (E-MULTI), antiga equipe do NASF, composta por nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Fonte: CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.