Jornal Correio Popular Notícia

INICIATIVA
Cacoal terá primeira edição ‘CCJR Cidadã’

Data da notícia: 2025-03-27 09:17:48
Foto: Thyago Lorentz/Secom/Alero/Divulgação
A reunião será realizada no campus da Universidade Federal de Rondônia para acadêmicos, professores e autoridades

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inicia as atividades da “CCJR Cidadã”, uma iniciativa inédita para promover as reuniões da comissão para instituições de ensino superior.

A primeira reunião será realizada no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Cacoal, hoje, quinta-feira (27), com a participação de acadêmicos, professores e autoridades.

A CCJR Cidadã foi criada, por meio da Resolução nº 609/2025, de autoria do deputado e presidente da Comissão, Delegado Lucas (PP), com o objetivo de aproximar a Alero da comunidade acadêmica, permitindo que estudantes e professores participem dos debates sobre projetos de lei e temas de relevância jurídica.

A iniciativa também amplia o alcance da comissão, fomenta o engajamento dos acadêmicos nos processos legislativos e proporciona aos parlamentares uma visão mais aprofundada sobre as demandas da sociedade e dos futuros profissionais do Direito, por exemplo.

Segundo Delegado Lucas, as reuniões vão seguir a mesma estrutura das sessões ordinárias da CCJR, na Alero, mas contarão com a participação direta dos universitários. Nos encontros itinerantes, serão promovidos debates abertos, com coleta de sugestões e demandas da comunidade acadêmica que poderão ser, formalmente, apresentadas pela comissão.

Para garantir a efetividade do projeto, a CCJR definirá um cronograma com antecedência, contemplando diversos municípios. “Nós iremos começar por Cacoal, mas iremos estar em outras regiões ao longo do ano, como Vilhena, Ariquemes, Ji-Paraná e outras cidades também fora do eixo da BR-364. A escolha das instituições será baseada em critérios como representatividade regional, diversidade de cursos e impacto potencial da iniciativa”, diz o deputado.

O presidente da comissão afirmou que a CCJR Cidadã será uma ferramenta essencial para fortalecer o diálogo entre a Alero e a sociedade, garantindo que o processo legislativo esteja alinhado com as necessidades reais da população. “Essa aproximação com o meio acadêmico traz contribuições benéficas para a elaboração de leis mais justas e eficientes”, alegou.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.