Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Fila de caminhões é tema de comissão da Alero

Data da notícia: 2025-04-02 19:19:50
Foto: Thyago Lorentz/Secom/Alero/Divulgação
A presidente da CAPR, deputada Cláudia de Jesus, afirmou que a situação está afetando também os produtores de soja

A fila de caminhões nos portos de Rondônia, especialmente, durante a safra, foi um dos temas discutidos pela Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). O debate foi proposto pela presidente do colegiado, deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), e contou com a participação dos deputados Cássio Gois (PSD), Ieda Chaves (União Brasil) e Pedro Fernandes (PRD).

O assunto teve início em 11 de março com a crítica do deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil) sobre a demora e os transtornos causados pelas longas filas de caminhões nos portos do estado, especialmente no período de colheita.

Durante o debate, Cláudia de Jesus afirmou que a situação está afetando não apenas os caminhoneiros, mas também os produtores locais. “Tivemos a presença da Aprosoja [representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja] trazendo seu pleito sobre as filas. Esse congestionamento tem causado enormes transtornos, especialmente para os produtores do estado”, afirmou a parlamentar.

A parlamentar alegou que, em resposta ao problema, uma comissão visitou o porto para entender a situação e buscar soluções. Ela mencionou que foram solicitadas providências e a criação de uma comissão para estudar o tema, já que a safra de grãos cresce a cada ano e a infraestrutura portuária e logística precisa acompanhar esse aumento.

“Recebi relatos de caminhoneiros e produtores sobre o tempo de espera nas filas, chegando a durar mais de uma semana. Muitos têm sido forçados a usar pátios de postos de gasolina [sic] devido à sobrecarga no sistema de carga e descarga”, comentou o deputado Cássio Gois sobre a situação.

“Estamos acompanhando a situação de perto e, em breve, convidaremos representantes da Aprosoja, Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) e governo estadual para pensar em alternativas viáveis para melhorar a logística e evitar novos problemas”, afirmou Cláudia de Jesus.

Na reunião, foi aprovado um requerimento para solicitar a ampliação da estrutura portuária com o objetivo de solucionar os problemas relacionados ao transporte de grãos.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.