Jornal Correio Popular Notícia

BURITIS
Produtores familiares iniciam a colheita oficial do cacau

Data da notícia: 2025-04-14 18:57:29
Foto: Robson Paiva/Secom/Divulgação

Produtores de cacau iniciaram, no sábado (12), no município de Buritis, a colheita desse fruto Amazônico, que já foi considerado sagrado e até usado como moeda pelos povos originários da América. Hoje, ele é garantia de renda para os agricultores familiares que continuam o cultivo e recebem o incentivo do governo de Rondônia, que tem criado instrumentos para o desenvolvimento da cultura em todo o estado. Entre as iniciativas oficiais estão a criação da Câmara Setorial do Cacau. O programa distribui mudas clonais, o concurso estadual de qualidade e sustentabilidade do cacau e o selo de Identificação Geográfica (IG do Cacau).

O cacau de Rondônia tem se destacado pela alta qualidade das amêndoas nos concursos nacionais, inclusive já conquistou o primeiro lugar, no ano de 2023, com o produtor Deoclides Pires da Silva do município de Jaru, no concurso nacional realizado em Ilhéus (BA).

O evento de lançamento da colheita do cacau aconteceu na propriedade do agricultor Mauro Celso Tauffer, na Linha 1, km 2 da Gleba 4 em Buritis. O produtor anfitrião do evento foi ganhador dos prêmios do 2° e 3° lugar, em qualidade de amêndoas de cacau, nas categorias Blend e Varietal, no concurso nacional de qualidade do cacau, realizado, em 2024, na cidade de Belém (PA).

Mauro Tauffer é concorrente no 7° Concurso Nacional, que acontecerá, em Cacoal, em novembro, cujas inscrições começaram no dia 31 de março e permanecem abertas até agosto.

Posição na região Norte

Rondônia é o segundo maior produtor de cacau da região Norte, conforme o IBGE, com uma produção acima de oito mil toneladas de amêndoas secas por ano. Os preços em alta dessa commodity, contribuem para aumentar, ainda mais, a importância das lavouras e disposição dos produtores em investir na cultura.

“Tenho 4 mil pés de cacau em diferentes idades e variedades, a produção é de 2 toneladas, mas com ajuda da assistência técnica, quero chegar a cinco toneladas” garantiu o agricultor de Itapuã do Oeste Ailson Basilio Guerra.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.