Jornal Correio Popular Notícia

ETNOTURISMO
Programa de Visitação em Terras Indígenas acontece em Vilhena

Data da notícia: 2025-04-16 09:49:26
Foto: Assessoria/Divulgação
Técnicos da Setur visitaram as aldeias Inajá e Sowaintê para a criação de um plano de visitação para turistas

Com o objetivo de fortalecer o etnoturismo, o governo estadual realizou, entre os dias 8 e 11 de abril, visitas às aldeias Inajá e Sowaintê, localizadas no município de Vilhena.

A ação integra o Programa de Visitação em Terras Indígenas de Rondônia, instituído pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que busca inserir as comunidades tradicionais ao setor turístico de forma sustentável.

A proposta é oferecer aos visitantes uma experiência imersiva, ao mesmo tempo em que valoriza e preserva as tradições e a cultura indígenas. O programa também oferece suporte e capacitação às comunidades nativas, com a criação de planos de visitação voltados a turistas internos e internacionais.

Devem ser atendidas 17 comunidades indígenas, distribuídas em sete municípios rondonienses, entre eles Vilhena, onde estão localizadas as aldeias Inajá e Sowaintê. Na primeira etapa, foi realizado o levantamento para diagnóstico, que incluiu a verificação de aspectos como a oferta de artesanatos, estrutura de recepção aos turistas e condições gerais de segurança e organização para o desenvolvimento do etnoturismo.

Em nota, o governo estadual afirmou que “A cultura indígena é parte fundamental da identidade de Rondônia. Ao proporcionar uma experiência imersiva e respeitosa aos visitantes, estamos fortalecendo as tradições dos povos originários e mantendo viva a memória da nossa história, com orgulho e responsabilidade”, frisou.

“O etnoturismo é uma vertente estratégica para Rondônia, que promove não apenas o fortalecimento cultural das comunidades indígenas, mas também impulsiona o turismo sustentável, gerando oportunidades de emprego e renda, especialmente, em áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos”, afirmou o titular da Setur, Gilvan Pereira Júnior.

Visando a geração de mais emprego e renda, o cacique Arildo Sowaintê, da Aldeia Sowaintê, disse que “o projeto é bom e não terá impacto na natureza, nem na comunidade. Futuramente, pretendemos separar um local mais amplo, com alojamentos, e, com isso, teremos mais qualidade para que os turistas se sintam mais à vontade, e nós também”, assegurou.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.