Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Redano pede inclusão de OPO no ‘Fecha Laudo

Data da notícia: 2025-04-23 09:01:43
Foto: Rafael Oliveira/Secom/Alero/Divulgação
O presidente da Alero afirmou que a iniciativa vai garantir que as famílias do município tenham acesso rápido ao diagnóstico do TEA

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) Alex Redano (Republicanos) solicitou ao governo de Rondônia e à Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) para que Ouro Preto do Oeste seja incluído na ação “Fecha Laudo”.

Segundo ele, o objetivo é garantir que as famílias do município tenham acesso mais fácil ao diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), que muitas vezes é difícil devido ao alto custo na rede privada de saúde.

Alex Redano explicou que muitas famílias de Ouro Preto do Oeste, especialmente aquelas com crianças que estão sendo diagnosticadas ou já têm o diagnóstico de TEA, não conseguem acessar os laudos necessários para iniciar terapias e garantir os direitos previstos por lei. Isso tem gerado dificuldades para o acompanhamento das crianças e para o acesso a benefícios importantes.

A ação “Fecha Laudo” oferece laudos médicos e encaminhamentos para tratamentos especializados, o que é fundamental para o desenvolvimento e a inclusão social dessas crianças. Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores as chances delas se desenvolverem bem e se integrarem à sociedade.

O pedido de inclusão do município foi feito pelo vereador Ferreirinha (PL), que, preocupado com a situação, solicitou ao parlamentar a ajuda para resolver a questão.

Com a urgência da demanda, Alex Redano apresentou a indicação esperando que o governo atenda à necessidade das mães atípicas o quanto antes, para ajudar as famílias de Ouro Preto do Oeste a ter acesso ao que é direito delas.

Um laudo fechado de autismo é um documento médico que confirma o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele deve conter informações sobre o paciente, a descrição do comportamento e o diagnóstico.

O autismo é chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) devido à sua natureza espectral, que abrange uma ampla gama de condições e manifestações. Em vez de ser uma condição única, o TEA engloba diferentes níveis de severidade e características individuais, daí a utilização do termo “espectro”.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.