Jornal Correio Popular Notícia

IDARON
Declaração de rebanhos tem início no dia 1º de maio

Data da notícia: 2025-04-23 16:43:11
Foto: Daiane Mendonça /Arquivo Idaron/Divulgação
Os pecuaristas podem declarar tanto pela internert ou em uma unidade da Agência Idaron

A primeira etapa da campanha 2025 da declaração obrigatória de rebanhos inicia em 1º de maio. A atualização cadastral é obrigatória para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. Equídeos e aves também devem ser comunicados. Ela pode ser feita, tanto pela internet quanto nas Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) mais próxima da propriedade rural. Pela internet, os pecuaristas devem acessar o site www.idaron.ro.gov.br.

Para garantir a atualização do banco de dados relacionado à pecuária de Rondônia, a declaração de rebanhos para a Idaron se destaca entre os principais compromissos assumidos pelo estado e os criadores de animais, a fim de proporcionar manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação, sendo pauta importante no escopo da política de responsabilidades compartilhadas, mantida pelo serviço veterinário oficial e demais entes ligados ao agronegócio.

Em nota, o governo de Rondônia, informa que a campanha contribui para valorização do agronegócio local e a consolidação do estado como exportador. O status de área livre é resultado de uma ação conjunta entre os diversos setores do agronegócio. O estado precisa continuar seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e uma delas é a declaração de rebanhos.

O presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, mencionou que o produtor rural que ainda não criou senha para acessar o sistema da Agência, a mesma que é usada para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), deve fazê-lo o quanto antes, pelo computador ou celular. “É tudo muito rápido e a declaração pelo site pode ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive aos sábados, domingos e feriados”.

A partir do início do período de declaração, a emissão da Guia de Trânsito Animal passa a estar vinculada à declaração de rebanhos. Ou seja, o produtor só pode emitir GTA após regularizar o rebanho junto à Idaron. Além das informações relacionadas à atualização dos rebanhos, são levantadas informações de produção de peixe (pescados), abelhas e alguns tipos de frutas. Para realizar atualizações dessas culturas são realizadas perguntas diretas e simples.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.