Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
CI realiza diligências sobre a concessão da BR-364

Data da notícia: 2025-05-12 18:50:34
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Divulgação
O senador Marcos Rogério é o presidente da Comissão de Infraestrutura e um dos autores do requerimento

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado realizará, na próxima segunda-feira (19), diligências externas nos municípios de Ji-Paraná e Vilhena, com o objetivo de debater e verificar “in loco” questões relacionadas à concessão da BR-364.

O objetivo do encontro é discutir os entraves e problemas estruturais e operacionais que afetam o processo de concessão da rodovia, um dos principais corredores logísticos do país.

A diligência ocorrerá às 9h, na Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), e às 15h, na Câmara Municipal de Vilhena. Os encontros contam com a presença do presidente da CI, senador Marcos Rogério (PL), representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), além da bancada de Rondônia, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e representantes de associações comerciais e de transporte.

Entre os temas a serem debatidos estão os elevados custos de manutenção, tarifas de pedágio, descumprimento contratual por concessionárias. A iniciativa busca promover o diálogo com a sociedade local e órgãos envolvidos para aprimorar o processo de concessão e garantir a proteção do interesse público.

Essas ações atendem aos requerimentos, aprovados pela CI, apresentados, respectivamente, pelos senadores Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, também do PL.

O leilão da concessão da BR-364, trecho que liga Porto Velho a Vilhena, ocorreu em 27 de fevereiro de 2025. O Consórcio 4UM/Opportunity foi o vencedor, sendo a única concorrente no leilão.

O certame foi o primeiro de uma estrada federal na região Norte e a décima concessão promovida pelo Ministério dos Transportes no atual mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O grupo vencedor comprometeu-se a investir R$ 10 bilhões em melhorias ao longo de 30 anos, incluindo duplicações, terceiras faixas, passarelas e outros serviços. A previsão era que a concessionária assumisse a rodovia entre maio (fato que ainda não ocorreu) e junho de 2025, com início imediato das melhorias na pavimentação e sinalização.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.