Jornal Correio Popular Notícia

REINSERÇÃO
RO se destaca com número de reeducandos trabalhando

Data da notícia: 2025-06-05 18:38:29
Foto: Quetlen Caetan/Secom/Divulgação
O estado possui 69,77% dos privados de liberdade em atividades laborais

Rondônia ocupa o 2º lugar entre os estados com a maior porcentagem de reeducandos inseridos em atividades laborais, de acordo com dados publicados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), referentes ao segundo semestre de 2024.

O estado possui 69,77% dos privados de liberdade, trabalhando durante o cumprimento de pena. O número é resultado das políticas de reintegração social implementadas pela Secretaria Estadual da Justiça (Sejus). As iniciativas têm como pilares a oferta de educação, capacitação técnica e oportunidades de trabalho, para a reinserção dos reeducandos na sociedade.

O levantamento é realizado por meio da Sisdepen, uma ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro, que concentra informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária.

Os resultados são oriundos do Formulário de Informações Prisionais, respondido eletronicamente, semestralmente, por servidores das administrações prisionais dos estados, Distrito Federal e do Sistema Penitenciário Federal. Em Rondônia, a coordenação da coleta de dados e o preenchimento do Sisdepen são realizados pela Gerência de Informação Penitenciária (GIP).

Os privados de liberdade participam de atividades laborais como produção de móveis. Na agricultura sustentável, projetos de cultivo de hortas como na Fazenda Futuro e nas unidades prisionais, que garantem alimentos tanto para os internos quanto para doação a organizações assistenciais.
Nas oficinas de costura, o Projeto Pintando a Liberdade se destaca pela produção uniformes escolares, mochilas e materiais esportivos, que são doações para a sociedade.

As unidades prisionais produzem tapetes, bonecos amigurumi, entre outros. Em Rolim de Moura, o projeto Pés de Anjos se prioriza a produção de sapatos para recém-nascidos, inclusive com doação para o Hospital Municipal Amélio João da Silva. A Sejus possui 58 convênios em vigência, totalizando 2.216 vagas de trabalho para os privados de liberdade.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.