Jornal Correio Popular Notícia

RECONHECIMENTO
Café de RO é destaque nacional com aumento de produção

Data da notícia: 2025-07-11 18:43:56
Foto: Assessoria/Divulgação
Mais de 12 mil famílias são acompanhadas com assistência técnica da Emater

A cafeicultura rondoniense vive um de seus melhores momentos. Com produção recorde, qualidade reconhecida e valorização crescente, o estado se consolida como uma das principais referências do Brasil no cultivo do café robusta (Coffea canephora). Essa conquista é resultado direto do compromisso do governo estadual, aliado ao trabalho técnico permanente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), presente em todas as regiões.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rondônia produziu 3,1 milhões de sacas de café beneficiado, em 2024, mantendo-se como o 5º maior produtor de café do Brasil e o 2º maior na produção de robusta, atrás apenas do Espírito Santo. O estado responde por cerca de 10% da produção nacional.

Atualmente, a Emater conta com 85 unidades operacionais distribuídas em todos os municípios, com uma equipe de cerca de 400 extensionistas e técnicos que garante o atendimento direto a milhares de produtores rurais. Só na cafeicultura, são mais de 12 mil famílias acompanhadas, com presença marcante em regiões produtoras, como Alta Floresta D’Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Ouro Preto do Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Buritis e a região do cone sul.


Assistência Técnica

A produtividade nas propriedades assistidas pela Emater surpreende, ultrapassando 55 sacas por hectare e chegando a mais de 100 sacas em propriedades com sistemas intensivos. Isso só é possível graças à atuação local dos técnicos que acompanham desde o preparo do solo até a colheita, levando tecnologia, orientações de manejo, boas práticas agrícolas e incentivo ao uso de mudas de qualidade.

Segundo o diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, o grande diferencial é estar próximo do produtor. “Temos escritórios em todos os municípios, extensionistas que conhecem cada realidade local, cada produtor. Isso faz toda a diferença. É a presença no campo que garante que o conhecimento chegue onde precisa chegar”, garantiu.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.