Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
DAB inicia tratamento com ‘ozonioterapia’

Data da notícia: 2025-07-15 18:10:16
Foto: Assessoria Semusa/Divulgação
Ao todo, 26 enfermeiros foram capacitados do DAB e do Departamento Médio e Alta Complexidade

Servidores do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) encerraram, no sábado (12), a capacitação em “ozonioterapia” para tratamento de feridas crônicas, no auditório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anna Beatriz Oliveira da Silva. Ao todo, 26 servidores iniciaram o treinamento em maio, via online, e concluíram a parte prática.

O treinamento ocorreu após a solicitação do DAB, em abril, ao Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO). em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A formação foi voltada para enfermeiros do DAB que atuam na Estratégia Saúde da Família e do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC).

As partes teórica e prática foram ministrada pelas enfermeiras Edna Alves da Cruz, de São Paulo (SP), e Carina Elias Carbone, de Araraquara (SP). Na última semana, as docentes estiveram, presencialmente, em Ji-Paraná, para conduzir a etapa prática do curso e encerramento, com a entrega das declarações de conclusão aos profissionais.

Segundo a diretora do DAB, Aline Lara de Carvalho, a iniciativa tem potencial transformador no cuidado às feridas crônicas e outras condições clínicas. Ela ressaltou que o serviço posiciona Ji-Paraná como pioneiro na oferta dessa tecnologia no âmbito da Estratégia Saúde da Família.

“Essa ação representa um divisor de águas para o Sistema Único de Saúde [SUS] municipal. A ozonioterapia, além de cientificamente validada, promove a cicatrização acelerada e melhora a qualidade de vida dos pacientes. Queremos garantir esse cuidado nas UBSs de forma resolutiva e próxima da população”, afirmou a coordenadora.

Ainda de acordo com a Aline Lara, a iniciativa coloca Ji-Paraná com destaque na saúde pública nacional, sendo o primeiro município do país a implementar a ozonioterapia de forma estruturada na Atenção Básica, com equipe capacitada e planejamento para aquisição de equipamentos em todas as unidades de saúde.

Outra iniciativa que está em fase de planejamento, é a implantação do Centro Avançado em Tratamento de Feridas, que terá como foco o atendimento qualificado dentro da rede de atenção primária, além de funcionar como campo de estágio e capacitação continuada.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.