Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Programa Olhar de Amor chega a 1.600 cirurgias

Data da notícia: 2025-07-25 18:50:49
Foto: Assessoria Parlamentar/Divulgação
Deputada federal Silvia Cristina idealizadora do programa de cirurgias de catarata pterígio

O Programa Olhar de Amor atingiu o número de 1.600 cirurgias de cataratas realizadas. A deputada federal, Sílvia Cristina (PP), que idealizou e assegurou os recursos para o projeto, comemorou o número de procedimentos cirúrgicos, que trouxeram de volta a dignidade, autonomia e uma nova visão para pacientes que esperavam há anos pelo benefício.

“É com muita alegria que vemos que o ‘Olhar de Amor’ se consolida como mais uma iniciativa acertada de nosso mandato, trazendo a visão de volta para quem já nem acreditava mais. É gratificante ver que o fruto do nosso trabalho, em mais uma parceria bem-sucedida com a fundação Pio XII, tem transformado vidas”, assegurou a parlamentar.

Os pacientes fazem os exames de avaliação, em seguida, realizam a cirurgia, retornando no dia seguinte após o procedimento para serem avaliados. Há ainda dois retornos: após sete dias, e 30 dias, quando recebem a alta definitiva. No transcurso do tempo da cirurgia até a alta, se ocorrer algum contratempo, o paciente recebe toda a assistência necessária.

Após a cirurgia, todos recebem óculos escuros e um colírio. A equipe médica é chefiada pelo médico-oftalmologista, Afonso Celso das Neves e o coordenador das cirurgias é o Wagner Gomes Dias.

O programa foi lançado em 12 de maio, no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, em parceria, com a Fundação Pio XII, para realizar cirurgias de catarata e pterígio, condição popularmente conhecida como “carne no olho”.

No dia do lançamento, os 50 primeiros pacientes foram atendidos, com triagem, exames e agendamento das cirurgias para a primeira quinzena de junho. A iniciativa foi estruturada para realizar 50 atendimentos diários, contribuindo diretamente para a redução da fila de espera por esse tipo de procedimento no estado.

Além de Ji-Paraná, o Olhar de Amor prevê a realização de cirurgias também em Porto Velho, no segundo semestre, e na região do cone sul, no início do próximo ano. Todo o material utilizado nos procedimentos foi adquirido e transportado para o Centro em Ji-Paraná, para garantir o andamento do programa.

Nesta primeira etapa, a prioridade são os pacientes que aguardam por cirurgia de catarata, uma das principais causas de perda de visão na população idosa.

Fonte: Assessoria Parlamentar




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.