Jornal Correio Popular Notícia

AGRICULTURA
Combate ao ‘nematoide’ faz aumentar produção de mudas

Data da notícia: 2025-07-29 18:45:43
Foto: Arquivo/Idaron/Divulgação
A Idaron tem atuado na vigilância sanitária e certificação de viveiros para garantir mudas sadias para o plantio do café

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) tem atuado no combate ao nematoide-das-galhas (Meloidogyne spp), praga que ataca as raízes de diversas espécies de plantas. A iniciativa tem fortalecido a produção cafeeira e agricultura familiar no estado.

Com ações de vigilância sanitária, certificação de viveiros e promoção de boas práticas agrícolas, a Idaron contribui para aumentar a produção de mudas sadias, a fim de garantir mais produtividade nas lavouras e valorização do café rondoniense no mercado nacional.

Em 2024, quando foi feito o último levantamento, Rondônia contava com 121 viveiros de café devidamente registrados na Idaron. Desde a vigência da Portaria nº 558 de janeiro de 2016, que regulamenta a certificação fitossanitária de origem, o estado registrou crescimento na produção de mudas da espécie Coffea canephora. Ele saiu de 9 milhões, em 2017, para 27 milhões, em 2024, totalizando mais de 133 milhões de mudas certificadas no período.

Em número estimado, o total de mudas certificadas pela Idaron equivale a cerca de 40 mil hectares plantados, ou seja, cerca de 50 mil campos de futebol de área que teve o solo protegido dos nematoides, mantendo-se fértil e produtivo.

“O controle de pragas como o nematoide é fundamental para garantir produtividade e renda ao produtor. O trabalho da Idaron tem assegurado não apenas a oferta de mudas de qualidade, mas também a competitividade do café rondoniense, que tem conquistado muito reconhecimento em concursos nacionais”, frisou o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
Além do avanço na produção, os índices de contaminação por nematoides também registraram queda. Em 2017, cerca de 5% das mudas apresentavam sinais da praga. Esse percentual caiu para 3,14%, em 2024, demonstrando a eficácia das medidas adotadas e a evolução dos sistemas de controle e certificação.

Entre os municípios com mais volume de produção de mudas, em 2024, estão Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia D’Oeste, Cacoal, Rolim de Moura, Seringueiras e São Miguel do Guaporé. Os principais destinos das mudas, no estado, foram Nova Brasilândia D’Oeste, São Miguel do Guaporé, Cacoal, Alta Floresta D’Oeste e Alto Alegre dos Parecis.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.