Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Hugo Motta defende diálogo e cooperação

Data da notícia: 2025-07-30 09:24:23
Foto: Agência Câmara/Divulgação
O presidente da Câmara dos Deputados participou de conferência, em Genebra, na Suíça

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que os desafios do mundo atual exigem mais diálogo, cooperação e diplomacia por parte dos parlamentos e dos governos. Segundo ele, o contexto internacional está marcado por crescentes tensões geopolíticas, intolerância, protecionismo e enfraquecimento do multilateralismo.

Hugo Motta participou, ontem (29), da 6ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, organizada pela União Interparlamentar (UIP), no Palácio das Nações, em Genebra, na Suíça. No discurso, ele defendeu a renovação das instituições internacionais, para que sejam mais representativas, eficientes e eficazes para todos os países.

“Temos a responsabilidade de assegurar que nossos respectivos governos nacionais respeitem a Carta das Nações Unidas, redobrem esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e trabalhem pela implementação do Pacto para o Futuro, recentemente adotado pela Assembleia Geral da ONU”, defendeu Motta.

Em meio às tensões econômicas entre Brasil e Estados Unidos, Motta lembrou que o Parlamento brasileiro aprovou a Lei de Reciprocidade Econômica para garantir ferramentas adequadas para responder a práticas discriminatórias contra produtos brasileiros.
“É uma resposta serena, mas firme, em linha com a nossa profunda preocupação com o uso de medidas comerciais unilaterais para fins protecionistas e para ingerência em assuntos internos de outros países”, destacou.

Hugo Motta acrescentou que a diplomacia parlamentar está entre as prioridades do Parlamento brasileiro. “Como principais guardiões da democracia em nossos países, temos de ser também os arquitetos de um futuro em que a razão deve prevalecer sobre a força, em que o entendimento deve substituir a confrontação, em que construamos pontes e não muros”, assegurou.

Ele destacou o papel do Parlamento na agenda do desenvolvimento sustentável. Segundo ele, a COP 30 será o momento para mostrar ao mundo o papel central do Congresso brasileiro na agenda do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Agência Câmara




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.