Jornal Correio Popular Notícia

HISTÓRIA
Alero completa 42 anos de instalação e inaugura série especial

Data da notícia: 2025-08-05 09:12:27
Foto: Assessoria Alero/Divulgação
Mesa Diretora que conduziu os trabalhos na promulgação da Constituição

Marcando quatro décadas e dois anos de uma história intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de Rondônia, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebra, na quarta-feira (6), o 42º aniversário de instalação. Para registrar os feitos e personagens que moldaram o Poder Legislativo rondoniense será veiculada uma série especial de reportagens. A primeira delas acontece em 1983, ano da primeira eleição para deputados estaduais, da formação da Assembleia Constituinte e da promulgação da Carta Magna rondoniense, culminando com a instalação oficial da Alero.

A primeira eleição no recém-criado estado de Rondônia ocorreu em 15 de novembro de 1982, quando a população escolheu os 24 deputados estaduais, que tinham a missão de atuar como constituintes. Desses, 15 eram da legenda PDS e 9 do PMDB. Dessa forma é criada a 1ª Assembleia Constituinte, a qual teve a função de reformar ou, no caso de Rondônia, elaborar a Constituição de um estado.

A posse desses parlamentares foi realizada em 31 de janeiro de 1983, presidida pelo desembargador Darci Ferreira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Para Carlos Manvailer, secretário legislativo da Alero e autor de um livro sobre a história da Casa, a grande expectativa da população e dos eleitos era a promulgação da primeira Constituição.


Os desafios da primeira legislatura

Os primeiros deputados enfrentaram muitos desafios. A começar pelo aspecto físico: o prédio que abrigava a Assembleia era um antigo hospital adaptado de forma rústica, sem espaço suficiente, o que obrigou o uso das instalações do ginásio Cláudio Coutinho para as reuniões. Segundo Manvailer, a inexperiência legislativa da maioria dos deputados e a falta de assessoria qualificada. “Foram dias difíceis, eles realmente passaram por muitas dificuldades em todos os aspectos, mas foram vencedores”, disse. Manvailer salientou que os reflexos daquela primeira legislação refletem no desenvolvimento de Rondônia até hoje, especialmente na área econômica e no agronegócio. A competência daquele primeiro grupo de parlamentares foi tamanha que, dele, saíram três governadores e três senadores, incluindo Amir Lando, que foi ministro e relator do impeachment do presidente Collor. O momento marcante, segundo o secretário, foi o trabalho parlamentar e os debates de alto nível, que resultaram em um texto “mais próximo da perfeição”.


Semana de aniversário

Esta é a primeira de cinco matérias especiais que irão comemorar os 42 anos da Casa de Leis, retratando a história institucional da Assembleia, seus personagens e sua produção legislativa. Para aprofundar seus conhecimentos sobre a história e política de Rondônia.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.