Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semusa intensifica ações no enfrentamento à hanseníase

Data da notícia: 2025-08-05 18:37:17
Foto: Assessoria DAB/Divulgação
Equipes das UBSs recebem a capacitação para atendimento em 14 unidades

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), iniciou, na semana passada, a orientação das equipes Multiprofissionais (E-Multi) que irão compor a Implantação da Oficina de Autocuidado da doença.

O projeto está previsto para começar em outubro de 2025 nas unidades básicas de saúde (UBSs) e tem o objetivo qualificar as práticas assistenciais e promover o cuidado humanizado às pessoas que contraíram a doença.

Segundo a diretora do DAB, Aline Lara de Carvalho, a temática é sensível e exige acolhimento, escuta qualificada e atualização técnica constante dos profissionais. Ela comunicou que a oficina é um passo importante para fortalecer a atuação da E-Multi no cuidado integral e humanizado, e também descentralizar os atendimentos.

“A descentralização é fundamental para reduzir o tempo entre os primeiros sintomas e o diagnóstico, evitando sequelas, quebrando barreiras de estigma e ampliando o acesso aos serviços de saúde”, completou Aline.

Para a coordenadora dos Programas Estratégicos do DAB, Camila Schirmer Barbosa, a iniciativa tem como objetivo qualificar as práticas assistenciais e promover o cuidado humanizado às pessoas que possuem a doença. Ela informou que os grupos de autocuidado serão conduzidos por profissionais capacitados e vão integrar ações de educação em saúde, apoio psicossocial e orientações sobre o manejo clínico.

A descentralização contempla a capacitação das equipes das 14 unidades básicas de saúde, a formação de grupos de autocuidado e a integração da hanseníase como prioridade nas ações das equipes da Estratégia Saúde da Família e da E-Multi.

A Semusa orienta aos pacientes que ao perceber manchas na pele com perda de sensibilidade, formigamento ou dormência em extremidades, a população procure uma UBS mais próxima para avaliação.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.