Jornal Correio Popular Notícia

Error updated record: Truncated incorrect DOUBLE value: ''
INVESTIMENTO
Santander lança guias para apoiar Conselhos Municipais

Data da notícia: 2025-08-12 09:15:22
Foto: Assessoria/Divulgação
Santander lança guias para apoiar Conselhos Municipais

O Santander lançou dois guias práticos para orientar conselheiros municipais na captação e aplicação de recursos incentivadores. Elaborados por especialistas e com base em mais de 20 anos de experiência da equipe de Investimento Social do Santander, os materiais reúnem orientações, respostas para dúvidas frequentes e modelos de documentos.

As publicações respondem a perguntas essenciais como: criar e estruturar um conselho municipal de direitos; quais caminhos para captar recursos incentivados e aplicá-los de forma eficiente e transparente; e como firmar parcerias com o poder público dentro das exigências legais. O conteúdo foi desenvolvido para apoiar conselheiros, gestores públicos e organizações sociais que atuam na garantia de direitos, e está disponível gratuitamente para download no site do programa Amigo de Valor.

Os guias, produzidos com a contribuição da Consultoria Transformação Social, trazem informações práticas acumuladas pelo Santander ao longo de duas décadas de atuação com incentivos voltados à infância, adolescência e terceira idade, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Estatuto do Idoso. Além disso, disponibilizam modelos de documentos úteis para o dia a dia dos Conselhos de Direitos e para quem atua na execução dessas iniciativas. A superintendente executiva de Experiências, Cultura e Impacto Social do Santander, Bibiana Berg, entende que era necessário sistematizar todo o conhecimento acumulado pelos especialistas do banco e compartilhar com os profissionais que estão na linha de frente da transformação social no Brasil.

Os materiais vão além da informação, oferecendo subsídios concretos para fortalecer o trabalho cotidiano na construção de políticas públicas mais eficientes nos territórios”, destaca.

Dados da Receita Federal mostram que, em 2024, R$ 14,6 bilhões deixaram de ser investidos em iniciativas fundamentais para a proteção da população mais vulnerável do país. Crianças, adolescentes e idosos foram os grupos que mais sofreram violações no período, com 37,8% e 23,4% dos registros, respectivamente, consolidados pelo Disque 100. Com uma abordagem prática, os guias percorrem todas as etapas essenciais para a atuação qualificada dos Conselhos de Direitos, desde sua estruturação, passando pela elaboração de diagnósticos locais, até a formulação de orçamentos públicos adaptados às especificidades de cada município.

A proposta é contribuir para que a convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e pessoas idosas se torne uma realidade possível, planejada e sustentável.

Fonte: Assessoria de Imprensa




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.