Jornal Correio Popular Notícia

QUEIMADAS
RO alcança redução histórica e lidera no ranking nacional

Data da notícia: 2025-08-18 18:20:27
Foto: Mateus Goncalves/Divulgação
Rondônia se mantém entre os estados que mais avançaram no controle do fogo

Rondônia registrou queda nos focos de calor, em 2025, consolidando-se como protagonista no combate às queimadas em âmbito nacional. De acordo com dados atualizados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado alcançou o 1º lugar no ranking nacional, a maior redução percentual entre os estados brasileiros. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO).

Segundo os dados compilados pelo Inpe, Rondônia obteve 91,37% de redução nos focos de calor, caindo de 28.513 ocorrências, em 2024, para apenas 2.590 em 2025. Colocando o estado na 1ª posição no ranking nacional de redução de queimadas, superando Mato Grosso do Sul 90,41%, e Amazonas com 88,29% que também registraram quedas expressivas.


Ações

O sucesso desta redução decorre de uma estratégia abrangente, articulada por diversos órgãos, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), responsável pela Operação Verde Rondônia 2025, que incluiu uma fase de prevenção iniciada em março e uma fase de resposta em junho, com 259 militares em campo, 15 bases descentralizadas e 17 bases integradas, além de uso de monitoramento aéreo e terrestre, aeronaves, drones, veículos especializados e tecnologia de ponta.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) atuou com operações como a Hileia, em parceria com o CBMRO, antecipando ações em três meses antes do período crítico; além disso, promoveu educação ambiental, repressão com embargos e multas, e monitoramento por satélite via Coordenadoria de Geociências (Cogeo).

A atuação também foi ampliada com apoio da Defesa Civil Municipal, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Tribunal de Contas (TCERO) e a Casa de Gestão Integrada de Fronteiras de Rondônia (CGFRON), e também instituições federais como: a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Policia Federal (PF).

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.