Jornal Correio Popular Notícia

SAÚDE
Campanha de vacinação é ampliada para reforçar a prevenção contra o sarampo

Data da notícia: 2025-08-21 18:59:03
Foto: Pedro Adilon/Secom/Divulgação
Ação reforça a atualização das vacinas de crianças, jovens e adultos

A partir de 1º de setembro, Rondônia inicia a Campanha Estadual de Vacinação sem Fronteira, que segue até o dia 10 de setembro, mobilizando 17 equipes estaduais de saúde em apoio às prefeituras. A ação ocorre, anualmente, e neste ano, foi ampliada para 13 municípios, incluindo cidades de fronteira e outras identificadas com baixa cobertura vacinal.

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), 12 casos suspeitos de sarampo foram notificados até 18 de agosto, sendo sete já descartados e cinco ainda em investigação. Embora não haja surto em Rondônia, o alerta internacional, após registros da doença na Bolívia, reforça a necessidade de manter alta as coberturas vacinais.

Entre as vacinas contra o sarampo, a campanha vai priorizar a “dose zero”, indicada pelo Ministério da Saúde como principal estratégia de proteção. Ela é aplicada a partir dos seis meses de idade. Além dela, são ofertadas a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dupla viral (sarampo e rubéola) que garantem imunização de crianças, adolescentes e adultos.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, explicou que a mobilização terá foco na atualização da caderneta vacinal de crianças, jovens e adultos, especialmente, contra o sarampo. “Vamos atuar em municípios estratégicos como Guajará-Mirim, Porto Velho [Ponta do Abunã], Nova Mamoré, entre outros. Essa é uma oportunidade para todos colocarem suas vacinas em dia”, frisou.


Contexto Regional

O surto na Bolívia levou autoridades de saúde a reforçar os alertas em áreas de fronteira. Dada a localização estratégica, Rondônia intensificou as ações preventivas para evitar a reintrodução da doença, mantendo o calendário vacinal como medida prioritária e contínua de proteção à população.

A campanha é coordenada pela Agevisa em parceria com as prefeituras e o apoio do Ministério da Saúde, mobilizando vacinadores, agentes comunitários e equipes de logística. Todas as vacinas de rotina estarão disponíveis, com destaque para a imunização contra o sarampo.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.