Jornal Correio Popular Notícia

WORKSHOP PIONEIRO
RO participa de encontro nacional de gestão do sangue voltado à segurança transfusional

Data da notícia: 2025-08-26 09:08:13
Foto: Assessoria Fhemeron/Divulgação
O encontro ofereceu a oportunidade para que estados compartilharem experiências em benefícios de pacientes renais

Rondônia participou nos dias 21 e 22 de agosto, em Fortaleza (CE), do 1º Workshop de Implantação do Programa de Gestão do Sangue do Paciente (PBM – Patient Blood Management). O encontro reuniu gestores da hemorrede e da saúde pública nacional para discutir estratégias de cuidado seguro, eficazes e sustentáveis voltadas à segurança transfusional. O evento aconteceu no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Com a proposta de fortalecer o modelo de gestão do sangue no Brasil, a iniciativa ofereceu a oportunidade para que estados compartilhem experiências e ampliem práticas inovadoras em benefício dos pacientes. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) participou, representada pela presidente, Gabriele Gaspar, e a médica hematologista, Daniele Fontes, para reforçar o compromisso do estado com avanços que otimizem recursos, reduzam riscos e qualifiquem os serviços de saúde. A participação de ambas ocorreu sem custos para o estado. Todas as despesas foram custeadas pelo Instituto Pró-Hemo Saúde (IPH) em parceria com o Hemoce.

De acordo com a Gabriele Gaspar, a presença no encontro reforçou o alinhamento de Rondônia com um movimento nacional pela segurança transfusional. “O PBM é um modelo que integra cuidado ao paciente, sustentabilidade e inovação. Estar no evento nos permitiu trazer para Rondônia novas estratégias que vão contribuir para salvar vidas com ainda mais qualidade e responsabilidade”, afirmou.

O workshop contou com a presença de especialistas internacionais, como o pesquisador suíço Axel Hofmann, referência mundial no tema e de nomes brasileiros, como Luciana Carlos, Denise Brunetta e Luany Mesquita, além de apresentações de experiências de sucesso de Pernambuco e Pará. A programação buscou orientar os estados participantes na implantação do PBM como política pública estruturante.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.