Jornal Correio Popular Notícia

Sem Fronteira
Campanha de vacinação com foco no combate ao sarampo inicia em RO

Data da notícia: 2025-09-02 09:38:03
Foto: Foto: GabrielBenito/Decom/Divulgação
A ação vai apoiar as equipes municipais de saúde na atualização da caderneta de vacinação

As equipes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) saíram, no domingo (31), de Porto Velho, rumo aos 13 municípios que participam da 4ª edição da Campanha de Vacinação Sem Fronteira. Realizada de 1º a 10 de setembro, a ação vai apoiar as equipes municipais de saúde na atualização da caderneta de vacinação da população e reforçar a barreira sanitária diante do aumento de casos de sarampo no país vizinho, a Bolívia.

A campanha contempla nove municípios de fronteira Porto Velho (Ponta do Abunã), Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Pimenteiras do Oeste e Cabixi, além de quatro cidades com baixa cobertura vacinal: Alvorada D´Oeste, Cacaulândia, Corumbiara e Santa Luzia D’Oeste

Sarampo

Segundo a coordenação de imunização da Agevisa, o foco deste ano é a vacinação contra o sarampo, doença altamente contagiosa, capaz de infectar até 18 pessoas a partir de um único doente. A prioridade é a aplicação da dose zero, indicada para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias, além da oferta da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e da dupla viral (sarampo e rubéola) para crianças, adolescentes e adultos. Profissionais de saúde também fazem parte do público-alvo.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a campanha fortalece a imunização nos municípios mais vulneráveis e consolida estado como referência em vigilância em saúde na região Norte. “A Vacinação Sem Fronteira é uma estratégia fundamental para proteger nossas comunidades, evitar a reintrodução de doenças e ampliar a cobertura vacinal, garantindo mais segurança para todos”, destacou.

A saída simbólica das equipes contou com a participação do titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, e do secretário de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola. As autoridades acompanharam a organização do comboio que leva vacinas, insumos, vacinadores e toda a estrutura necessária para apoiar os municípios da fronteira.

Fonte: Decom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.