Jornal Correio Popular Notícia

BENEFÍCIOS
Semasf lança plataforma ‘Observatório Socioassistencial’

Data da notícia: 2025-09-04 10:26:14
Foto: Foto: Natalino Ferreira/CCS/Divulgação
Evento reuniu representantes da Assistência Social, justiça, militar e civil

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) lançou, na quarta-feira (3), a plataforma “Observatório Socioassistencial” no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO). A ferramenta reúne dados sobre as condições sociais e vulnerabilidades da população, com base em informações do Cadastro Único (CadÚnico) e de outras fontes oficiais.

O objetivo é monitorar e planejar políticas públicas mais eficazes, para fortalecer a vigilância socioassisten-cial no município. A plataforma foi desenvolvida pela Coordenadoria da Vigilância Socioassistencial (VS) da Semasf, em parceria com a Gerência de Informática. Ele permitirá a sistematização de informações, diag-nósticos e pesquisas voltadas para ações de redução das vulnerabilidades.

Segundo a coordenadora da VS, Glécia Ranny Alves, a plataforma será uma ferramenta essencial para a gestão pública. “A disponibilização pública dessas informações representa um avanço significativo na políti-ca de assistência social, promovendo maior transparência, planejamento estratégico e controle social”, destacou.

Os dados serão integrados a partir de diferentes fontes, como Assistência Social, CadÚnico, Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE), Disque 100, conselhos tutelares e outros órgãos governamentais e não governamentais.

Participaram da cerimônia a vice-prefeita Marlei Muniz (PL); a secretária da Semasf, Sirlene Muniz; o depu-tado estadual, Ismael Crispin (MDB); o vereador Wanderson Araújo (PRTB); a presidente da Fundação Cultu-ral, Keyla Barbosa; o major Fernando Souza (2º BPM), o defensor público João Verde, os delegados de Polícia Civil (PC) Luiz Carlos Hora e Derli Gouveia, e a promotora de Justiça, Conceição Forte Baenna.

A plataforma https://sites.google.com/view/vigilanciasocioassistencialjp vai permitir identificar as áreas prioritárias de atuação, orientar investimentos, fortalecer ações intersetoriais e contribuir para a promoção da dignidade de famílias em situação de vulnerabilidade, vítimas de violações de direitos, pobreza e desi-gualdade social.

Fonte: CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.