Jornal Correio Popular Notícia

ACOLHIMENTO
Semasf divulga projeto ‘Envelhecer em família’ em UBSs

Data da notícia: 2025-09-09 18:50:46
Foto: Foto: Assessoria Semasf/Divulgação
Equipe do Programa Família Acolhedora de crianças e adolescentes apresentando o projeto Envelhecer em Família

Iniciativa tem o objetivo de informar sobre a ação de acolhimento de pessoas idosas

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), em parceria com a equipe do Programa Família Acolhedora, está visitando as unidades básicas de saúde (UBSs), em setembro, para informar sobre o projeto “Envelhecer em Família”. A iniciativa visa informar sobre o amparo às pessoas idosas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Segundo a coordenadora do Serviço de Família Acolhedora (SFA), Miriam Madalon, o projeto está em fase de implantação, assim como foi o serviço voltado para crianças e adolescentes. Ela informou que a ação tem o interesse em municiar agentes comunitários de saúde (ACSs), enfermeiros e médicos para garantir que mais pessoas tenham conhecimento sobre o programa, seja para receber o apoio quando necessário ou para se candidatar como família acolhedora.

A ação busca ampliar o alcance das informações, para que pessoas interessadas em ser uma família acolhedora ou para uma pessoa que precisa de acolhimento possa buscar informações também nas unidades de saúde.

Na quinta-feira (11), as unidades básicas de saúde (UBSs) de Nova Londrina (8h) e do Km 5 (13h30) recebem a equipe do serviço para apresentação do projeto e esclarecimentos. A programação segue com visitas, às 13h30, nas UBSs São Bernardo (15), Dom Bosco (16), 2 de Abril (17), L1 Maringá (18), Juscelino Cardoso – Exposição (23) e Greek Park (24). A UBS do Distrito de Nova Colina recebe os técnicos no dia 19 de setembro às 8h.

Durante as apresentações, assistentes sociais, diretores das UBSs e agentes comunitários de saúde receberão informações detalhadas sobre o funcionamento do SFA, os objetivos dele e os critérios para participação das famílias. Além disso, a iniciativa pretende sensibilizar os profissionais de saúde a atuarem como multiplicadores, auxiliando na identificação e orientação de pessoas interessadas em aderir ao programa.


Fonte: Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.