Jornal Correio Popular Notícia

FORMAÇÃO
Creami promove capacitação para a saúde

Data da notícia: 2025-09-11 17:55:42
Foto: Foto: Natália Pessoa/CCS/Divulgação
O treinamento foi realizado no Centro Universitário São Lucas com os técnicos e profissionais

A ação tem o objetivo de reduzir mortalidade materna e infantil

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu capacitação, nesta semana, aos médicos e enfermeiros dos 17 municípios da região central e do Vale Guaporé no Centro Regional Especializado de Atenção Materno Infantil (Creami). O treinamento é voltado para os profissionais que atuam na rede básica e especializada da área.

Eles fazem parte da área de abrangência do Creami que é referência regional no acompanhamento de gestantes e crianças de alto risco.

De acordo com a enfermeira da Semusa, Rariene da Silva Leal, a iniciativa teve como foco a estratificação de risco e encaminhamento adequado de pacientes, além de orientações sobre alimentação saudável para gestantes e crianças.

“Nosso papel é garantir que os profissionais estejam preparados para identificar precocemente os casos de alto risco e encaminhar corretamente ao Creami, garantindo um atendimento humanizado e eficiente”, destacou a enfermeira.

O evento contou com a participação de palestrantes da equipe multiprofissional do Creami e de gestores convidados como Alice Nascimento (diretora), Raquel Patrícia (enfermeira), Thamara Thomazi (nutricionista), Ana Paula Silva (fisioterapeuta), Danielle Amaral (psicóloga) e José Mário (obstetra).


Referência

O Creami é referência em atendimento especializado e conta com uma equipe multiprofissional formada por médico obstetra, pediatra, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. O objetivo é assegurar o acompanhamento integral, para fortalecer o vínculo entre atenção básica e atendimento especializado.

Entre as funções do centro estão o atendimento assistencial, a produção científica, a gerência e supervisão de equipes e, principalmente, a educação permanente em saúde para usuários e profissionais. Essa estratégia tem trazido resultados expressivos, e registra, atualmente, um dos menores índices de mortalidade materna e infantil dos últimos 14 anos, com menos de dez casos por ano.

Rariene da Silva Leal destacou ainda que as capacitações fazem parte de um calendário contínuo, com temas definidos em parceria com os municípios. Entre os próximos assuntos estão diabetes gestacional, hipertensão e hipotireoidismo.

“Cada encontro é uma oportunidade de troca de experiências e de fortalecimento do atendimento na rede básica, que é a porta de entrada e o elo mais próximo das famílias”, admitiu.

Fonte: Da redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.