Jornal Correio Popular Notícia

IMUNIZAÇÃO
Campanha ‘Vacinação Sem Fronteira’ encerra atividades em municípios

Data da notícia: 2025-09-16 18:17:24
Foto: Foto: Assessoria/Divulgação
Ao longo da campanha, 18 frentes de trabalho foram formadas nos 13 municípios da faixa de fronteira rondoniense

As equipes de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e as equipes locais de 13 municípios, selecionados por conta da baixa cobertura vacinal, concluíram as atividades da campanha “Vacinação Sem Fronteira”.

No município de Guajará Mirim, que faz fronteira direta com Guayaramerín, na Bolívia, uma reunião técnica decidiu pela continuidade do bloqueio sanitário. Nos dias 9 e 10 de setembro, foi intensificado a vacinação na fronteira rondoniense com a Bolívia.

Ao longo da campanha, 18 frentes de trabalho foram distribuídas nos 13 municípios da faixa de fronteira rondoniense, com o apoio das equipes municipais de saúde. O objetivo foi reforçar a cobertura vacinal e alcançar comunidades de difícil acesso, para garantir a proteção contra doenças como o sarampo, que voltou a registrar casos no país vizinho.

Cooperação Internacional

Em 9 de setembro, a equipe da Agevisa, composta pelo diretor executivo, Edilson Batista da Silva; a gerente epidemiológica, Arlete Baldez, e por vacinadores, esteve em Guayaramerín para dialogar com autoridades sanitárias bolivianas. O grupo foi recebido pelo coordenador de Saúde do município, José Alberto Cuellar, e pela responsável pela imunização local, Carmem Salazan Ojopi.

No encontro, as autoridades trataram das estratégias para ampliar a vacinação em ambos os lados da fronteira, considerando as diferenças entre calendários vacinais e esquemas de aplicação no Brasil e na Bolívia. Foi imposta a necessidade de integração de informações entre os sistemas de saúde, para contabilizar corretamente os cidadãos vacinados em cada país, e também a troca de dados sobre a situação epidemiológica, com foco no sarampo.

Rondônia possui 1.342 quilômetros de fronteira com a Bolívia, abrangendo 12 municípios, entre eles Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques e São Francisco do Guaporé. A região faz parte da faixa de fronteira definida pelo Decreto Estadual nº 24.821/2020, que orienta ações integradas para o desenvolvimento regional e a proteção sanitária.


Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.