Jornal Correio Popular Notícia

COP30
Laerte Gomes preside 3ª Reunião Ampliada do PA

Data da notícia: 2025-09-19 18:23:42
Foto: Foto: Assessoria Secom/Alero/Divulgação
O presidente do Parlamento Amazônico, Laerte Gomes, durante abertura oficial do evento na Assembleia Legislativa do Amapá

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) sediou, na quinta-feira (18), a 3ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico, no Plenário Deputado Dalton Martins.

O encontro reuniu políticos dos nove estados da Amazônia Legal para convergir propostas sobre desenvolvimento sustentável, segurança jurídica e infraestrutura e definir encaminhamentos para a participação conjunta na COP30.

Na abertura oficial, o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Laerte Gomes (PSD), tratou da importância da união entre os estados da região Norte para que as pautas ganhem força em nível nacional e internacional.

“O Parlamento Amazônico é, hoje, uma das principais vozes na defesa do bioma e na formulação de propostas para garantir o crescimento econômico aliado à preservação ambiental. É necessário reforçar a ideia de que a Amazônia Legal é produtora e que o aumento econômico precisa andar junto com preservação ambiental”, destacou Laerte Gomes.

Ele também citou desafios estruturais como falta de investimento em hidrovias, problemas no transporte aéreo, entraves na regularização fundiária, e dificuldades ligadas à mineração e aos embargos ambientais. “Precisamos mostrar que a Amazônia Legal pode ser produtiva e sustentável ao mesmo tempo. Isso passa por garantir condições dignas aos ribeirinhos, agricultores e a todos que dependem da floresta para viver, com infraestrutura, apoio técnico e segurança jurídica”, frisou.

A sessão foi conduzida pela deputada Edna Auzier (PSD-AP), secretária-geral do colegiado, e contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), que cobrou seriedade e resultados práticos das discussões. O governador, que é ambientalista, mas defende o desenvolvimento amazônico, enfatizou a necessidade de transformar debates em ações concretas para a região.

“Esse mosaico de visões plurais sobre a Amazônia cria e ganha força. Dá ao deputado estadual que atua dentro do seu território uma amplitude muito maior, falando com orgulho e cabeça erguida para o mundo, dando encaminhamentos reais aos problemas e também às belezas da nossa região. Precisamos aproveitar este momento para discutir a Amazônia com verdade”, enfatizou Clécio Luís.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.