Jornal Correio Popular Notícia

PREVENÇÃO
Semusa realiza mutirão de métodos contraceptivos

Data da notícia: 2025-09-22 18:24:38
Foto: Foto: Assessoria Semusa/Divulgação
A ação coletiva ocorreu na Unidade Básica de Saúde Juscelino Cardoso no 2º distrito

DIU é um dos métodos mais utilizados no mundo, e tem eficácia de até 99%

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, um mutirão de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Juscelino Cardoso (Expojipa), voltado à inserção de métodos contraceptivos de longa duração. A ação foi realizada em parceria com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Rondônia (Assogiro).

Durante a atividade técnica, mais de 200 mulheres receberam o Dispositivo Intrauterino (DIU) e outras 30 optaram pelo Implante Subdérmico (Implanon), ambos oferecidos de forma totalmente gratuita. A iniciativa é mais uma ação prefeitura para ampliar o acesso das mulheres a serviço de saúde que garantam mais autonomia, planejamento familiar e qualidade de vida.

Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher da Semusa, Jussara Barcelos, o mutirão foi organizado para atender à demanda crescente e facilitar o acesso da população feminina a métodos contraceptivos modernos.

“Nosso objetivo é garantir às mulheres de Ji-Paraná a possibilidade de escolher o melhor método para sua realidade, fortalecendo o planejamento familiar e o cuidado com a saúde reprodutiva”, destacou a coordenadora.

O DIU, um dos métodos mais utilizados no mundo, tem eficácia de até 99% e pode permanecer ativo por até 12 anos, dependendo do tipo. Já o Implanon, inserido sob a pele do braço, tem duração de 3 anos e eficácia semelhante. Ambos oferecem segurança e praticidade, sem a necessidade de uso diário, sendo uma opção cada vez mais procurada pelas mulheres.

Para a médica presidente da Assogiro, Ida Peréa, os métodos contraceptivos reversíveis de longa ação, como o DIU de cobre, fornecido pelo Ministério da Saúde, são os métodos mais eficazes para que a mulher possa planejar com segurança a gravidez, evitando que ela ocorra em um momento inadequado da sua vida. Ela informou que no que diz respeito às adolescentes, muitas das que engravidam, tem uma grande chance de se tornar mãe pela segunda vez ainda na adolescência.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.