Jornal Correio Popular Notícia

PRESIDENTE MÉDICI
Coleta itinerante mobiliza mais de 140 voluntários para a doação de sangue

Data da notícia: 2025-09-29 18:10:51
Foto: Foto: Assessoria/Divulgação
O objetivo da coleta é aproximar os serviços de saúde da população, para garantir mais acesso às doação voluntárias

A cidade de Presidente Médici recebeu mais uma ação de coleta itinerante de sangue organizada pelo Hemocentro de Ji-Paraná, nos dias 26 e 27 de setembro. Nela, 146 voluntários se apresentaram para doar, resultando em 120 bolsas coletadas e 12 cadastros para tipagem de antígenos leucocitários humanos (HLA), ampliando as chances de pacientes que aguardam transplante de medula óssea.

O objetivo da coleta itinerante é aproximar os serviços de saúde da população, para garantir mais acesso à doação de sangue e contribuir para o equilíbrio dos estoques que abastecem o estado. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está intensificando essas ações para atender de forma mais ágil e humanizada às demandas da rede hospitalar, especialmente em cirurgias e tratamentos de alta complexidade.

A presidente da Fhemeron, Gabriele Gaspar, enfatizou o impacto direto da coleta itinerante. “As coletas itinerantes representam um elo fundamental entre os doadores e os pacientes que dependem do sangue para continuar seus tratamentos. Cada contribuição fortalece o sistema público de saúde e amplia a capacidade da Fhemeron de responder às demandas hospitalares com agilidade e segurança”, lembrou.

As iniciativas reforçam a estratégia da hemorrede estadual de manter um estoque unificado de sangue, permitindo que o material coletado em uma região possa atender às necessidades emergenciais de outra, sem interrupções no atendimento hospitalar. A ação, em Presidente Médici, contou com o trabalho da equipe do Hemocentro de Ji-Paraná, servidores da Fhemeron e voluntários da comunidade, que somaram esforços para o sucesso da mobilização.

Doadores Cadastrados

Atualmente, a Hemorrede de Rondônia conta com mais de 80 mil doadores cadastrados, sendo cerca de 60% fidelizados, ou seja, que retornam regularmente. Mesmo assim, os estoques seguem em estado de emergência. Todo o sangue coletado no estado é destinado a um estoque único, o que permite que uma cidade complemente as necessidades da outra, evitando desabastecimento.


Fonte: Secom/GR.




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.