Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semusa divulga ‘Dia D’ de vacinação antirrábica

Data da notícia: 2025-10-02 09:45:50
Foto: Assessoria Semusa/Divulgação
Servidores da Vigilância em Saúde e da Divisão de Zoonoses informando os dias de vacinação em cada distrito do município

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do da Gerência de Vigilância em Saúde e da Divisão de Zoonoses, começou, no domingo (28), a programação em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Raiva em frentes aos supermercados Irmãos Gonçalves e São João. As ações de conscientização da Campanha de Vacinação Antirrábica com pit stop deu início às atividades programadas para o mês de outubro.

O Dia D de vacinação antirrábica ocorrerá em duas etapas. A programação inicia em 11 de outubro para animais do 1º distrito, e 1º de novembro no 2º distrito de Ji-Paraná. Os atendimentos ocorrerão das 8 horas às 17 horas em diversos locais espalhados em cada distrito.

A vacina é indicada para cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, já que a raiva é uma doença grave e de alta letalidade. Animais fêmeas em gestação ou em período de amamentação também podem ser vacinadas. Apenas os que estiverem clinicamente doentes devem aguardar recuperação para receber a dose.

A vacinação antirrábica é fundamental para proteger não apenas cães e gatos, mas também a saúde humana. A Região das Américas já possui o conhecimento e as ferramentas necessárias para a eliminação da raiva transmitida por cães, em um esforço iniciado em 1983, coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A eliminação dessa forma de transmissão é uma das metas da Iniciativa de Eliminação, que prevê erradicar mais de 30 doenças e condições na região até 2030.


Zona Rural

A vacinação antirrábica em propriedades rurais já vem acontecendo desde agosto. Mas a Divisão de Zoonoses mantém a vacinação disponível durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Dessa forma, tutores que não puderem comparecer ao Dia D, seja por o animal estar doente ou ainda não ter atingido a idade mínima, podem procurar a unidade posteriormente para garantir a imunização.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.