Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Prefeitura alerta para retorno da dengue tipo 3

Data da notícia: 2025-10-02 18:25:51
Foto: Assessoria Semusa/Divulgação
Secretários municipais reunidos na Semusa para definir o plano de ação e investigação

Após 17 anos sem circulação no país, a reintrodução do vírus da dengue sorotipo 3 (Denv-3) foi identificado em Rondônia. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em reunião, na quinta-feira (2), com as demais secretarias municipais, informou as unidades de atendimento e a imprensa sobre os riscos que está infecção pode causar.

De acordo com dados epidemiológicos da Vigilância Sanitária da Semusa, a presença do Denv-3 representa um risco maior para a saúde pública, já que pessoas que tiveram dengue causada por outros sorotipos podem desenvolver formas mais graves da doença ao serem infectadas novamente. Entre as complicações estão a dengue grave, mais conhecida como hemorrágica, e a síndrome do choque da dengue, que podem evoluir rapidamente e demandar atendimento médico emergencial.

Segundo as orientações técnicas dos profissionais de Saúde, a secretaria e demais parceiros envolvidos estão programando ações para enfrentar esse desafio e proteger a saúde dos moradores de Ji-Paraná.

A Semusa está adotando medidas necessárias para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar o aumento no número de casos. Estão sendo elaboradas ações de intensificação no combate ao vetor, que incluem mutirões de limpeza, visitas domiciliares com agentes de endemias, campanhas educativas e mobilização intersetorial para eliminar focos de água parada em bairros e comunidades.

A Secretaria de Saúde informou também a necessidade da participação popular em ajudar a reduzir os riscos como tampar caixas d’água, descartar corretamente o lixo, limpar calhas e eliminar recipientes que acumulem água, são decisivas para impedir a reprodução do mosquito transmissor.
Os técnicos em saúde orientam para que qualquer sintoma suspeito, como febre alta, dores no corpo, manchas na pele ou sangramentos, deve ser comunicado imediatamente às unidades de saúde, para diagnóstico rápido e tratamento adequado.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.