Jornal Correio Popular Notícia

PROJETO DE LEI
Silvia Cristina reforça pedido de prevenção contra o câncer

Data da notícia: 2025-10-03 09:14:34
Foto: Assessoria/Divulgação
Deputada anuncia projeto de lei reduzindo para 30 anos a idade mínima para exames de mamografia

A deputada federal Silvia Cristina (PP-RO), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar o Outubro Rosa, mês de “Conscientização e de prevenção ao câncer de mama”. A parlamentar anunciou ainda que irá apresentar um projeto de lei, para que o Ministério da Saúde (MS) assegure os exames de mamografia em mulheres, a partir dos 30 anos de idade.

“O câncer de mama é o que mais mata no Brasil e no mundo. Não podemos mais perder tantas vidas, precisamos de ações concretas e que as mulheres se envolvam mais, fazendo os exames preventivos. Outubro Rosa não é apenas uma ação isolada, mas sim ao longo do ano todo, pois a vida das mulheres está ameaçada pelo câncer, se não houver prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou.

Silvia Cristina anunciou que vai apresentar um projeto de lei, para que o Ministério da Saúde reduza a idade mínima para a realização dos exames de mamografia, para 30 anos. “Foi ampliada a faixa etária pelo Ministério da Saúde, que hoje é dos 40 aos 74 anos. Tive câncer aos 32 anos e sei que é uma doença terrível e que, quanto antes for diagnosticada, maiores as chances de cura”, observou.

Por fim, ela falou sobre a importância da conscientização das mulheres sobre o câncer de mama. “Vamos nos cuidar, nos prevenir e fazer os exames, pois o diagnóstico precoce salva vidas. Vamos nos cuidar e estimular que as mulheres se cuidem!”, alegou.


Emancipação

A deputada ainda defendeu, na tribuna da Câmara dos Deputados, a emancipação dos distritos da Ponta do Abunã, em Porto Velho, que segundo a parlamentar tem capacidade econômica de se autossustentar e, por estarem distantes da sede do município, acabam sendo penalizados.

“É uma questão de justiça, no meu entendimento. Distritos como Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã têm força econômica na agropecuária. Possuem comércio estabelecido e uma população maior do que muitos municípios e estão distantes mais de 300 km. É preciso estabelecer as garantias legais para que caminhem com suas próprias pernas”, disse a parlamentar.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.