Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Mais de duas toneladas de lixo são retiradas do Machado e Urupá

Data da notícia: 2025-10-13 18:16:43
Foto: Gabriel David Villarroel Agreda/CCS/Divulgação
Foram recolhidas garrafas PETs, plásticos, isopor, garrafas de vidro. latinhas, celulares dentre outros

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), participou de um grande mutirão de limpeza nos rios Machado e Urupá, na sexta-feira (10), em parceria com a 3ª Companhia de Polícia Ambiental. A ação resultou na retirada de mais de duas toneladas de resíduos, com o objetivo de preservar as margens dos rios e conscientizar a população sobre a importância da conservação ambiental.

A mobilização ocorreu dentro da área de extensão do município, com início às 7h30 e término às 11h30. Utilizando caiaques e embarcações, as equipes se dividiram entre a limpeza das águas e das margens, visitando residências, conversando com moradores e recolhendo resíduos encontrados às margens e nos quintais próximos aos rios.

De acordo com o secretário da Semeia, João Luiz, o resultado superou as expectativas. “O evento foi planejado para reforçar a importância dos cuidados com o meio ambiente. A ação conjunta foi essencial para o sucesso do mutirão. Ficamos surpresos com a quantidade de resíduos recolhidos”, comentou o secretário.

Durante o percurso, foram encontrados diversos tipos de materiais, como garrafas PETs, plásticos, isopor, garrafas de vidro, latinhas, sofás, geladeiras, cadeiras e até vasos sanitários. Segundo a Semeia, o plástico e o isopor estão entre os itens mais nocivos ao meio ambiente, pois levam décadas para se decompor.

A 3ª Companhia de Polícia Ambiental, sob o comando do Capitão Vandre dos Santos Alves, participou ativamente com seu efetivo, caiaques, barcos motorizados e veículos de apoio. “Foi uma ação muito importante. Retiramos uma grande quantidade de resíduos que prejudicam nossa fauna e flora. A conscientização da população é essencial, pois conseguimos remover quase uma caçamba cheia de lixo. Precisamos valorizar e cuidar dos nossos rios”, afirmou o capitão.

Participaram do mutirão a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o grupo “Os Legendários Ji-Paraná”, a Colônia de Pescadores Z-9 (Copejipa), Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji) e diversos voluntários.

Fonte: CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.