Jornal Correio Popular Notícia

EVENTO
Prefeitos e secretários terão segundo encontro em novembro

Data da notícia: 2025-10-24 18:13:26
Foto: Ana Flávia Venâncio/Divulgação
Nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do TJRO será realizado o 2º Encontro de Prefeitos, Prefeitas e Secretários

A Inteligência Artificial (IA) e a inovação deixaram de ser conceitos futurísticos para se tornarem a espinha dorsal da gestão pública moderna. Para prefeitos e secretários municipais, a capacidade de integrar essas ferramentas não é apenas um diferencial, mas uma necessidade urgente para superar desafios fiscais, otimizar serviços e, acima de tudo, construir um legado de eficiência e transparência.

É com esse foco estratégico que a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) realizará, nos dias 11 e 12 de novembro, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, o 2º Encontro de Prefeitos, Prefeitas e Secretários de Rondônia, com o tema central “Municípios Inteligentes: Como a Inovação e a Inteligência Artificial estão moldando o futuro da gestão pública”.

A transformação digital no setor público já é uma realidade, impulsionada em parte pela pandemia de Covid-19. A pesquisa TIC Governo Eletrônico 2021 traz informações sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público brasileiro. Segundo a pesquisa, a presença digital é quase universal, com 96% das prefeituras brasileiras tendo website oficial em 2021.

No entanto, a adoção de novas tecnologias simples e de ponta, como a IA, ainda é limitada. A pesquisa mostra que o atendimento automatizado com assistente virtual ou chatbots no website foi citado por apenas 8% das prefeituras e 19% realiza a utilização de chats com atendentes humanos. Embora haja um vasto aparato de ferramentas e integrações tecnológicas, o baixo nível de utilização de tecnologias já conhecidas como “simples”, sugere que o desafio principal não é a oferta, mas sim a dificuldade de engajamento e apropriação dessas tecnologias.

O 2º Encontro da Arom surge, portanto, como a solução prática e fundamental para que prefeitos, prefeitas e secretários possam superar esses obstáculos. A programação vai muito além da IA, contando com palestrantes renomados que oferecerão diretrizes e conhecimento sobre temas críticos para o sucesso da gestão, como “Os impactos e a aplicação da Reforma Tributária nos orçamentos municipais”; “A implementação e os desafios da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021)”; “Os principais desafios das gestões municipais contemporâneas”; “Estratégias de incremento de receita, como a securitização da dívida ativa” e muito mais.

Fonte: Assessoria




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.