Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Semusa realiza Campanha Novembro Azul em UBSs

Data da notícia: 2025-11-10 18:15:12
Foto: Assessoria Acervo CP/Divulgação
A ação acontecerá nas unidades básicas de saúde (UBSs) urbanas, com atendimentos especiais das 18 horas às 21 horas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realiza, no dia 18 de novembro, a Campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de próstata e outras doenças que afetam a saúde do homem. A ação acontecerá nas unidades básicas de saúde (UBSs) urbanas, com atendimentos especiais das 18 horas às 21 horas, voltados exclusivamente ao público masculino.

Durante a campanha, serão oferecidos testes rápidos, atualização da carteira vacinal e consultas com clínico geral, para reforçar o cuidado preventivo e do diagnóstico precoce. Para participar, é necessário apresentar documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora dos Programas Estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB), Camila Schirmer, a Campanha Novembro Azul relembra a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce para salvar vidas. Ela informou que a mobilização no Dia D é uma oportunidade para romper tabus e incentivar os homens a cuidarem de si de forma integral e contínua.

“O cuidado com a saúde do homem vai muito além de um momento para lembrar da importância de procurar a UBS, realizar consultas, exames e acompanhar outras condições de saúde, como hipertensão, diabetes e colesterol alto. É uma oportunidade para romper tabus e incentivar os homens a cuidarem de si de forma integral e contínua”, avaliou.


Diagnóstico precoce

O Novembro Azul é um movimento internacional criado para alertar os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde, especialmente na prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre a população masculina brasileira. A detecção precoce é fundamental, pois as chances de cura chegam a 90% quando a doença é identificada em estágios iniciais.

O acompanhamento médico regular, a realização de exames de rotina, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), e o toque retal, quando indicado, são medidas essenciais para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.