Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Estudantes recebem prêmios de concurso nacional

Data da notícia: 2025-11-27 18:47:56
Foto: Jefferson Baltar/CCS/Divulgação
O objetivo do concurso, segundo os coordenadores, foi o de promover um movimento de produção textual, artística e cultural

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, quinta-feira (27), dos prêmios aos alunos classificados no 2º Concurso de Produção Textual, Artística e Material, promovido pela Turma do Cabeça Oca, direcionado a professores e alunos da educação infantil e anos iniciais das escolas públicas e rede privada do Brasil.

Os estudantes da escola ji-paranaense foram classificados na “Categoria II: Arte e Educação: somente para alunos do 2º ao 5º anos dos Anos Iniciais”. Os professores tinham que desenvolver o tema com os alunos, incentivando o debate no ambiente escolar e organizar a confecção dos trabalhos em sala de aula.

Miguel Ferreira Queiroga foi o vencedor nacional na categoria de “Produção Textual”. Ele recebeu um livro autografado pelo autor Christie Queiroz e certificado de reconhecimento pelo trabalho e participação. Rebeca Felício Soares Fonseca ficou classificada entre os 10 melhores trabalhos na “Produções de Arte e Educação”. A aluna também recebeu um livro autografado e certificado de reconhecimento.

O objetivo do concurso, segundo os coordenadores, foi o de promover um movimento de produção textual, artística e cultural entre estudantes e potencializar, por intermédio dos projetos escritos pelos professores, o interesse pela literatura, para formar leitores competentes, críticos e conscientes da importância da leitura no contexto social, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais.

“O resultado foi divulgado no dia 4 de outubro, e foi uma grande alegria ver que os nossos alunos tinham ido tão nele”, revelou a professora Simoni de Carvalho Santos, do 4º ano A. Ela afirmou que descobriu o concurso nacional durante uma busca na internet. Depois, com a autorização da direção da escola, decidiu inscrever os alunos. “Todos são vencedores. Nós competimos com mais de 600 turmas de outras escolas do Brasil”, frisou.
A professora recebeu um vale viagem no valor de R$ 2 mil, mais bônus literário (vale presente) de R$ 700,00 em edições da CMQ Editora, que foram utilizados para a compra de livros aos alunos.

O secretário municipal de Educação, Robson Casula parabenizou a professora Simoni Santos e a direção da escola por estimular os alunos a participarem do concurso. “Este o reconhecimento ao trabalho dos nossos mestres, e tudo que eles representam para os alunos e a comunidade onde atuam. A rede municipal de educação é cheia de talentos, só precisam de uma chance para mostrar isso. Foi o que aconteceu com a Escola Moisés Umbelino”, admitiu.

O julgamento das produções inscritas foi realizado por professores de língua portuguesa e arte indicados pela Turma do Cabeça Oca. Eles foram responsáveis por avaliar os critérios estabelecidos para cada categoria. O período de inscrições foi de 26 de março a 31 de agosto de 2025.

Fonte: CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.