Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Presidente do TJRO fica no cargo até sábado

Data da notícia: 2025-11-28 09:11:08
Foto: Assessoria TJRO/Divulgação
Raduan Miguel Filho exerceu o cargo de governador no período de 25 a 29 de novembro

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, deixará o cargo no sábado (29). Ele tomou posse interinamente como governador de Rondônia na segunda-feira (24). A cerimônia de transferência foi realizada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil).

A substituição temporária ocorreu enquanto o Marcos Rocha esteve ausente, de 25 a 29 de novembro em missão institucional no Chile; e pelo impedimento simultâneo do vice-governador, Sérgio Gonçalves (União Brasil), devido ao afastamento para tratamento da saúde. O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, estava em viagem internacional oficial.

“Eu estou muito emocionado. É um registro que se faz para a história do estado de Rondônia, de um presidente de um Tribunal de Justiça entrar na linha sucessória da gestão do governo estadual, é uma responsabilidade muito grande”, admitiu Raduan Miguel Filho.

A cerimônia de transferência aconteceu no plenário da corte com a presença de autoridades do poder Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com a legislação, no caso de impedimento dos cargos de governador e de vice-governador, será chamado ao exercício do governo o presidente da Alero e, na impossibilidade de ser ele, o presidente do TJRO.

“Estou assumindo devido à linha sucessória. É uma grande responsabilidade, em que estarei nesses cinco dias cumprindo os desígnios e me dedicando a contribuir com o estado”, afirmou o desembargador.

“Tenho certeza de que serão cinco dias de continuidade das ações. O trabalho do governador não tem hora para terminar, são muitos serviços, ações, inaugurações, atendimentos aos prefeitos dos 52 municípios, vereadores e deputados para alinhar os benefícios à população. Peço a Deus que dê sabedoria para realizar a função com competência e dedicação”, afirmou Marcos Rocha.

Prevista na Constituição de Rondônia, a substituição do governador pelo presidente do Poder Judiciário ocorre quando todas as autoridades que integram a linha sucessória (vice e presidente da Assembleia Legislativa) estão impossibilitadas de exercer o cargo ou ausentes do território estadual.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.