Jornal Correio Popular Notícia

POLÍTICA
Deputado é eleito para o Parlamento Amazônico

Data da notícia: 2025-12-05 09:12:31
Foto: Rafael Oliveira/Secom/Alero/Divulgação
Deputado Delegado Lucas foi eleito 1º vice-presidente do colegiado que reúne estados da Amazônia Legal

O deputado estadual Delegado Lucas Torres (PP) foi eleito 1º vice-presidente do Parlamento Amazônico. A escolha da nova mesa-diretora (2025-2027) aconteceu, na quarta-feira (3), durante a 28ª Conferência Nacional da Unale, realizada em Bento Gonçalves (RS). A presidência será do deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade), do Acre.

O Parlamento Amazônico é formado por deputados estaduais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. O colegiado tem como missão fortalecer pautas regionais, integrar os legislativos estaduais e promover debates que resultem em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, infraestrutura, defesa da Amazônia, saúde, educação, segurança pública e questões socioeconômicas que afetam diretamente a população amazônica.

Mais de 250 parlamentares compõem o colegiado e, de acordo com o deputado Delegado Lucas, assumir o cargo é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de amplificar as demandas de Rondônia nos debates nacionais. “Esse espaço permite que nossas necessidades tenham voz ativa e que Rondônia participe das grandes decisões que impactam a vida de milhões de famílias da Amazônia Legal”, afirmou.

O parlamentar rondoniense acompanha o Parlamento e já esteve em debates estratégicos em reuniões realizadas no Amazonas e Roraima. Entre as pautas levadas ao colegiado está a crise aérea que atinge a região Norte, com a redução de voos e o encarecimento das passagens, impactando diretamente o deslocamento dos rondonienses.

Após a eleição o deputado rondoniense destacou que o novo posicionamento no colegiado significa mais articulação para defesa de investimentos, fortalecimento de políticas públicas e ampliação do diálogo entre os estados amazônicos.

A reunião também marcou a eleição da nova diretoria do Parlamento Amazônico para o próximo biênio. O processo foi conduzido de forma integrada, com a participação dos 251 deputados estaduais que compõem o colegiado. A nova mesa assume com o desafio de dar continuidade às ações estratégicas e ampliar a articulação política entre as Assembleias Legislativas, o Congresso Nacional e o governo federal.

Fonte: Secom/Alero




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.