Jornal Correio Popular Notícia

JI-PARANÁ
Mais de 200 mil atendimentos já foram realizados no HA

Data da notícia: 2025-12-09 18:30:12
Foto: Gabriela Suematsu/CP/Divulgação
Homenagem a Marleth Mackert será realizada, na sexta-feira, 12; presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, estará presente

Com quatro anos em funcionamento, o Instituto de Prevenção e Diagnóstico de Câncer – Hospital do Amor, em Ji-Paraná, atendeu mais de 200 mil pessoas desde a criação da unidade de extensão de Barretos (SP), em dezembro de 2021. Para marcar os resultados, uma solenidade homenageará Marleth Mackert Toneto Souza Silva (em memória), na sexta-feira (12), a partir das 10 horas.

Nela, o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer passará a ser chamado de Centro Marleth Mackert Toneto Souza Silva, em razão do legado de solidariedade e amor. Marleth Mackert lutou por 18 anos contra o câncer e faleceu em 2025.

Para a idealizadora do projeto, a deputada federal Silvia Cristina (PP), o centro é um sonho realizado, que salva vidas e assegura o atendimento humanizado e de primeira qualidade às pessoas que estão ou buscam por tratamento.

“A prevenção é fundamental para o sucesso no tratamento do câncer e isso tem sido feito com excelência e temos que exaltar o Henrique Prata [presidente] e a Fundação Pio XII, além, é claro, dos profissionais que atuam no centro, em todas as áreas”, acrescentou a deputada.


Serviços

O instituto oferece prevenção em especialidades em Câncer de Pele, com consulta dermatológica, crioterapia, pequenas cirurgias e biópsia; câncer de pulmão, com a realização de campanha de triagem e detecção precoce em tabagistas e na prevenção ao câncer de boca, onde há a avaliação clínica e biópsia.

Na unidade de prevenção, também é realizado exames de mamografia, ultrassom de mama, biópsia guiada por ultrassom, biópsia guiada por mamografia, pequenas cirurgias de mama (exérese) e consulta com mastologista.

Há ainda a oferta de exames de colo do útero, com o Papanicolau (preventivo), colposcopia, biópsia e cirurgia de alta frequência (CAF), que utiliza bisturi elétrico para remover lesões pré-cancerosas no colo do útero.

Outra ferramenta importante para atendimento é a “Carreta do Amor”, onde foram destinados R$ 3,2 milhões para levar os serviços de prevenção e diagnóstico de forma itinerante aos municípios. O evento ocorrerá no dia 12 de dezembro e contará com a presença do presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, e demais autoridades convidadas.

Fonte: Da Redação




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.